ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Deputados aprovam alterações em fundo especial da Defensoria

Leonardo Rocha | 03/11/2015 13:46
Deputados aprovaram proposta de mudanças no Fundo especial da Defensoria (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados aprovaram proposta de mudanças no Fundo especial da Defensoria (Foto: Assessoria/ALMS)

Apesar da polêmica, os deputados aprovaram, em segunda votação, a alteração no Fundo Especial da Defensoria, que antes tinha apenas a finalidade de destinar recursos para manutenção e custeio da instituição, mas agora vai ampliar para gastos com transporte e pagamento de diárias.

A mudança prevê o uso de 40% deste recurso obtido para estas novas funções, sendo que acordo com a Defensoria se arrecada R$ 1,5 milhão por mês, com taxas cobradas em processos judiciais. Alguns deputados questionaram que com esta mudança, teria se desviado a finalidade inicial do aporte financeiro.

O defensor-geral, Luciano Montalli, declarou que a instituição tinha um déficit de R$ 6 milhões, que deveria ser resolvido com o aumento do repasse do duodécimo, mas enquanto isto não for resolvido, a intenção era apenas ampliar o destino destes recursos, não o valor.

Desta forma este (recurso) poderia ser usado para diárias e transporte, já que não existe defensores em todas as comarcas, sendo necessário o remanejamento e viagens, para cumprir a demanda. "Se todos os cargos tivessem preenchidos, não precisava deste deslocamento", explicou ele.

Foi acrescentada no projeto uma emenda, que estipula o prazo de um ano, para que estes recursos sejam destinados para estas novas finalidades, apesar da Defensoria destacar que assim resolve o problema de forma momentânea.

O Fundo Especial foi criado em 2013, com a intenção de contribuir para modernização da instituição, na compra de equipamentos e no custeio da Defensoria, que alegou na época que o repasse de duodécimo feito pelo governo estadual, de forma mensal, estava insuficiente.

Outros - Os deputados também aprovaram, em segunda votação, o projeto que ceria o Programa Estadual de Certificação de Qualidade de Alimentos Artesanais da Agricultura Familiar, de autoria de João Grandão (PT).

Além deste, a proposta de Lídio Lopes (PEN) foi apreciada em primeira (votação), que cria a Semana Estadual de Combate aos Crimes de Internet, que deve ser incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Nos siga no Google Notícias