ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Política

Deputados aprovam projeto que proíbe canudos plásticos no comércio

Intenção da matéria é substituir os itens por materiais biodegradáveis, que não prejudiquem o meio ambiente

Jones Mário e Leonardo Rocha | 27/06/2019 12:10
Plenário da Assembleia Legislativa, que aprovou em segunda votação a proibição a canudos de plástico em bares e restaurante (Foto: Leonardo Rocha)
Plenário da Assembleia Legislativa, que aprovou em segunda votação a proibição a canudos de plástico em bares e restaurante (Foto: Leonardo Rocha)

Projeto que prevê proibição à entrega de canudos plásticos em restaurantes, bares, hotéis, padarias, conveniências e clubes de Mato Grosso do Sul foi aprovado pelos deputados estaduais em segunda votação, na manhã de hoje. O texto tramita há um ano na Assembleia Legislativa e recebeu 14 votos a favor e 3 contra.

A proposta não restringe fabricação e comercialização, apenas a entrega aos consumidores. A intenção é substituir os canudos plásticos por materiais biodegradáveis, que não prejudiquem o meio ambiente. Quem descumprir a medida pode pagar multa de $ 5.266,00 a R$ 10.532,00.

Autor do projeto, o deputado Pedro Kemp (PT) justifica que a medida tem sido adotada no mundo todo. “Essa substituição já está sendo feita em nível mundial, inclusive no Brasil. A distribuição de canudos plásticos já é proibida em vários estados. A Assembleia de São Paulo aprovou essa semana. Em Mato Grosso do Sul a Câmara de Corumbá já aprovou”.

Ainda conforme Kemp, o objetivo principal do projeto de lei é promover educação ambiental. “Trazer a consciência de que vai prejudicar o meio ambiente. E os canudos de plástico são apenas o começo. Ainda têm as sacolas, copos e todos materiais que geram problemas”.

O projeto do deputado petista sofreu resistência do setor empresarial, mas, segundo ele, a mudança não traz prejuízo. “Os canudos de plástico podem ser trocados pelos biodegradáveis. É só o empresário deixar de comprar um para comprar outro”.

A segunda votação do projeto estava prevista para ontem, mas o deputado Lucas de Lima (SD) pediu vistas. A matéria foi devolvida hoje e, após um ano de trâmite, passou pelo plenário. Durante este período, o texto sofreu emenda de Felipe Orro (PSDB), que amplia o prazo para as empresas se adequarem de 30 dias para 12 meses.

Os deputados Evander Vendramini (PP), João Henrique Catan (PL) e Renan Contar (PSL) votaram contra a medida. Segundo o último, o projeto prejudica os comerciantes. “É importante, interessante, mas inibe apenas o comerciante. Prejudica um só setor, que gera empregos no Estado e no País”.

O parlamentar do PSL alegou ainda que fará uma indicação ao governo estadual para que diminua a carga tributária incidente sobre a fabricação e comercialização de canudos biodegradáveis.

O projeto agora segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias