ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 23º

Política

Deputados aprovam resolução para seguirem com participação remota

Modelo de participação foi instalado na Alems em 2020, quando teve início a pandemia da covid-19

Jhefferson Gamarra e Jessica Benitez | 04/05/2023 13:33
Parlamentares participando da sessão de forma remota (Foto: Divulgação/Alems)
Parlamentares participando da sessão de forma remota (Foto: Divulgação/Alems)

Por unanimidade, os deputados de Mato Grosso do Sul aprovaram nesta quinta-feira (4) o Projeto de Resolução da Mesa Diretora para regulamentar a participação remota dos deputados nos trabalhos legislativos.

O projeto permite que os deputados trabalhem de forma on-line nas sessões plenárias e também nas reuniões das comissões em que seja membro. Apesar da resolução aprovada só agora, os parlamentares já trabalhavam nesse sistema desde 2020, quando teve início a pandemia da covid-19.

Defensor da proposta, o deputado Paulo Corrêa (PSDB), que exerce a função de primeiro secretário do parlamento, adiantou que buscará um sistema próprio do Legislativo para os trabalhos remotos.

“Estamos felizes com o avanço e precisamos ir além, até porque na Câmara e no Senado já funciona assim, inclusive com aplicativo que permite o deputado entrar direto na sessão. Solicitei ao pessoal da técnica que verifique a possibilidade de um sistema, e também que não tenha mais a necessidade de assinar os requerimentos, isso agora poderá ser feito através de assinatura digital”, concluiu o parlamentar.

Com o sistema remoto, os deputados poderão votar em qualquer projeto, mas ficarão proibidos de fazer uso da palavra no pequeno expediente, grande expediente e explicações pessoais. Além disso, deverão preservar o decoro e a adequação de vestimenta como se estivesse em Plenário.

Nos siga no Google Notícias