ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Deputados articulam novo projeto para limitar captura do dourado

Intenção é estabelecer medidas para pesca do peixe em MS

Leonardo Rocha | 08/06/2017 13:10
Deputado Herculano Borges (SD) vai ficar a frente de novo projeto sobre pesca de dourado (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputado Herculano Borges (SD) vai ficar a frente de novo projeto sobre pesca de dourado (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Os deputados articulam um novo projeto, para limitar a pesca de dourado, nos rios de Mato Grosso do Sul, estabelecendo uma medida mínima e máxima, para captura da espécie, de acordo com estudo feito pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Depois que os deputados rejeitaram a proposta de proibir a pesca do dourado, por oito anos, nos rios do Estado, eles estão buscando um "meio termo", que atenda tanto a proteção do peixe, em relação a extinção da espécie, mas que também não prejudique a renda dos pescadores.

"O que vamos definir é um intervalo de captura, que baseado em estudo dos órgãos competentes, vai nos mostrar a medida mínima (captura) do peixe, quando ele está em reprodução e a máxima, que são os chamados reprodutores", explicou o deputado Herculano Borges (SD), que ficará a frente do projeto.

Ele ressalta que desta vez vai ser ouvir os dois lados. "Iremos dar voz aos pescadores e ambientalistas, estabelecendo critérios para pesca, mas sem proibi-la, assim se faz justiça social", garante o deputado, que já tinha tentado "emplacar" esta proposta, como emenda ao projeto antigo, que foi rejeitado.

Herculano ressaltou que este novo projeto só será apresentado após o estudo feito pelo Imasul, até para que na matéria já tenha se definido quais serão as medidas do peixe, que serão permitidas para sua captura.

Retorno - O deputado Beto Pereira (PSDB), autor do projeto que proibia a pesca do dourado, ressaltou que vai buscar mais embasamento e estudo sobre a situação e que deve apresentar a mesma proposta, para restrição em oito anos, no ano que vem. "Vou envolver a comunidade científica e mostrar a defesa, não desisti da proibição".

Ontem (07) em votação apertada, que contou com o "voto de minerva" do presidente da Assembleia, o deputado Junior Mochi, a proposta que proíbia a pesca, comercialização, transporte, embarque e a industrialização da espécie, foi rejeitada pelos parlamentares, sendo arquivada. A matéria ficou seis meses em discussão no legislativo.

Nos siga no Google Notícias