ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Política

Deputados debatem mudanças no código penal, após assassinato de empresário

Leonardo Rocha | 16/04/2014 12:10
Marun acredita que só com penas mais severas, estes casos deixem de acontecer no país (Foto: Divulgação)
Marun acredita que só com penas mais severas, estes casos deixem de acontecer no país (Foto: Divulgação)
Marquinhos diz que leis vigentes devem ser cumpridas de forma integral (Foto: Divulgação)
Marquinhos diz que leis vigentes devem ser cumpridas de forma integral (Foto: Divulgação)

Os deputados usaram a tribuna da Assembleia para debater mudanças no código penal brasileiro, que pudessem diminuir e evitar novos casos de latrocínio em todo país, lembrando do assassinato do empresário Erlon Peterson Bernal, na Capital.

“Defendo penas mais severas para aqueles que atentam contra a vida, assim como uma reavaliação da maioridade penal em casos de crimes contra a vida, temos que evitar que estes casos se repitam”, afirmou o deputado Carlos Marun (PMDB).

O peemedebista resolveu fazer este debate após presenciar a manifestação, no último domingo, exigindo mais segurança após a morte do empresário Erlon Bernal.

“A família iria preferir que roubassem até 20 vezes o empresário, mas que não ocorresse o assassinato, assim como não esquecemos das mortes de Breno (Silvestrini) e Leonardo (Batista) pelo mesmo motivo”, disse ele.

Marun também relatou uma viagem que fez a Santos, no dia 13 de março, deste ano e passou por apuros na viagem da cidade para a São Paulo.

“Depois do evento, fui para São Paulo de taxi, no entanto aconteceu um acidente no caminho, e gerou congestionamento, foi quando um grupo de oito pessoas começou a fazer arrastão nos carros, com roubos e pedradas nos vidros dos carros, um dos piores momentos da minha vida”.

Já o deputado Marquinhos Trad (PMDB) apontou outra direção para esta questão, ressaltando que o aumento das penas, assim como diminuição da maioridade (penal) não irão trazer resultado.

“Nós precisamos que as leis que já existem sejam cumpridas de forma integral, o que aumenta o crime é a impunidade, se a justiça cumprir de forma efetiva as leis vigentes, o resultado será outro”.

Marquinhos lembrou que em países com penas mais severas o número de crimes não diminuiu, assim como aqui no Brasil. “Aumentou-se a condenação para o tráfico de drogas para coibir o ato, e mesmo assim esta prática criminosa só aumentou”.

Sobre a maioridade, o deputado destacou que o crime organizado não deixará de atuar junto aos jovens. “Se diminuir para 16 anos, o crime organizado recruta os jovens de 14 e 15 anos, não vai impedir”.

Apesar do empenho dos deputados, esta questão só poderá ser tratada de forma efetiva no Congresso Nacional, onde o Código Penal Brasileiro pode ser modificado, pelos deputados (federais) e senadores.

Nos siga no Google Notícias