A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

14/09/2012 18:29

Distribuição de combustível pode motivar pedido de cassação de 4 candidatos

Fabiano Arruda
Juiz da 35ª Zona Eleitoral de Campo Grande, Flavio Saad Peron, fala sobre os casos ao Campo Grande News. (Foto: Nicholas Vasconcelos)Juiz da 35ª Zona Eleitoral de Campo Grande, Flavio Saad Peron, fala sobre os casos ao Campo Grande News. (Foto: Nicholas Vasconcelos)

O Ministério Público Eleitoral pode pedir a cassação do registro de candidaturas de Vander Loubet (PT), a prefeito, e do vereador Mario Cesar (PMDB), que busca a reeleição a vereador, em Campo Grande, por compra de votos através da distribuição de combustíveis.

As denúncias chegaram ao TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) por meio do disque denúncia. Os candidatos a vereador Cassiano do Gás e Francisco Saci, ambos da "Coligação Mais Trabalho por Campo Grande", também são alvos da Justiça Eleitoral pelo mesmo motivo. Tudo foi encaminhado ao MP.

Segundo o juiz da 35ª Zona Eleitoral de Campo Grande, Flavio Saad Peron, os quatro estão sujeitos, além da cassação da candidatura, à pena de quatro anos de reclusão, que também é estendida ao eleitor que recebe o benefício ilegal.

O magistrado revela que o Tribunal vem recebendo média de 20 denúncias por dia. Ele conta que um eleitor foi flagrado num posto de combustíveis e confessou que abasteceria o veículo em nome do vereador Mário Cesar.

Fiscais do TRE, acompanhados de policiais federais, apreenderam tíquetes que seriam trocados por combustíveis, relação de carros com placas e nomes e até computadores que continham informações relativas à investigação.

Os primeiros mandados de busca e apreensão foram cumpridos no dia 5 de setembro contra Vander e Mario Cesar. Na última quarta, os alvos foram Saci e Cassiano.

Conforme o juiz, só no caso do candidato Francisco Saci foi encontrada relação com 787 veículos.

As cópias dos processos, além de serem enviadas ao MP, também foram encaminhadas à Polícia Federal para abertura de inquérito.

Recado - Peron afirma que as ações do TRE servem para que os candidatos e coligações fiquem atentos e não tentem cooptar eleitores com as práticas.

“Que os eleitores também tenham consciência de não vender o voto. Além de estragar a oportunidade de decidir por um futuro melhor, podem incorrer em crime”, afirma.

“Os 787 que estão na relação do vereador (Saci) deveriam ficar preocupados. No flagrante que realizamos, pedimos que abrisse inquérito de corrupção eleitoral passiva”.

Outro lado - A coordenação de campanha de Vander Loubet negou as irregularidades e explica que a relação é formada por veículos que atuam na campanha petista, como na carreata do partido realizada no dia 28 de agosto.

Por telefone, o vereador Mario Cesar admitiu o caso, mas explicou que a relação é de trabalho e que o eleitor em questão é contratado de sua campanha. Ele garante que, no depoimento, o homem flagrado pelos fiscais do TRE disse que não havia obrigatoriedade em votar no candidato.

"O rapaz é nosso contratado e vai estar na prestação de contas. Está tudo legal e estou tranquilo em relação a isso", pontuou.

A reportagem entrou em contato com o departamento jurídico da coligação “Mais Trabalho por Campo Grande” para se manifestar sobre o caso relacionado aos outros dois candidatos, no entanto, não obteve resposta.



é as vezes a gente perde é tempo lendo umas coisas dessas,porque não colocam o GAECO pra investigar os desvios do dinheiro publico em combustíveis que é uma vergonha,agora somente 4 candidatos estão sendo cassados,afff o brasil ,senhores juízes,acordem .....
 
bebety aparecida em 11/12/2013 17:28:18
Pior é quem se vende!! Só não entendo como funciona esse negócio de combustível, se acabei de ler uma matéria que o Supremo não classifica distribuir combustível como compra de voto...ahh!! acho que tem a ver com o partido, né..se for o PT é crime, como acontece aqui na minha cidade!!!
 
Jéssica Silva em 06/10/2012 10:26:19
excelentíssimo Juiz da 35ª Zona Eleitoral de Campo Grande, Flavio Saad Peron , so o senhor ainda nao sabe disso...acorda aqui e o Brasil....
 
Paulo Ota em 15/09/2012 12:19:54
Eu acho ridiculo o pessoal do TRE nao ve que esse pessoal que coloca adesivos em carro, casa, e ate mesmo no comercio estao ganhando gasolina ou dinheiro por fora.. e so pegar esse pessoal e investigar.. quem vai colocar essas caricaturas horiveis nos carros e sair pela cidade desfilando de graça...so mesmo o pessoal do TRE e da policia federal que nao sabe de nada,, ou estao no mesmo barco....
 
paulo sergio em 15/09/2012 12:16:16
só que a cassação tem que ser AGORA não tem que esperar o cara cumprir o mandadto se for eleito isto tambem tem que virar crime HEDIONDO..estes VAGABUNDOS QUE ESTÃO FAZENDO ISTO TEM QUE PAGAR E CARO ESTA FALTA DE VERGONHA E PILANTRAGEM.
 
Haroldo J.F. Nogueira em 15/09/2012 12:01:08
parabens a justiça eleitoral tomar frente e comecar a agir e , principalmente , divulgar nomes.. porque ai comecaremos a ver quem é quem..
 
valmir coelho em 15/09/2012 11:40:27
kkkkkkkkkk... esse negocio de adesivo no carro ja virou comercio ... infelizmente quem faz isso acha que esta lucrando ... ta fazendo propaganda de graça.... por 20 reais de combustivel... pelo amor de deus... ninguem esta morrendo de fome para se prestar a tal situação ... falta de vergonha na cara de quem faz isso..
 
valmir coelho em 15/09/2012 11:38:46
Tem que cobrar ao máximo desses politicos corruptos, pegar gasoline, dinheiro etc. Idependente de quem for eleito, eles nos roubarão. Cerca de 70% das contas que pagamos 50 % são impostos que esse pessoal nos rouba. Toda eleição é a mesma baboseira, fazem promessas pra melhorar a cidade. Mas depois que se elegem nem dao a minima. Nos primeiro tres anos e meio roubam depois começam pintar as ruas
 
Carlos Lima em 15/09/2012 10:22:45
Não concordo com a ideia de todos colocarem adesivo por dinheiro, eu tenho adesivo no meu carro e não recebe nenhum valor monetario por ele, fico triste por conta da falta de conciencia politica de muitos eleitores em trocarem seu futuro por um prato de comida ou bebida. so lamento.
 
Jose Dilberto Soares em 15/09/2012 10:08:43
Povo para de falar e denuncia. Passa nomes endereços e tudo mais de quem ta fazendo mutreta assim da uma limpada e fica só os mais honestos.
Denuncia 3326-0001 TRE
 
Ananias Ribeiro em 15/09/2012 09:56:29
que piada legal, só a justiça eleitoral que não sabe que esse monte de carro adesivado é combustivel e valor pago semanal, não precisa nem investigar muito, vai nos postos de combustivel, pergunta entao pra quem tá andando com adesivo e o pessoal fala sem timidez, a justiça eleitoral do ms sempre dormiu muito nas eleiçoes.
 
claudenir arlindo anderson de angelo em 15/09/2012 09:33:55
Pobres coitados que se vendem por quireras - nbo caso a gasolina -. POr isso, temos governantes desses tipos. Hoje, eles já nos compram (os corrompidos) a troco de gasolina e com isso, depois de vencerem os pleitos, não prestam mais conta com a sociedade. Pior pe que tem gente que ainda se vende por "m..." e depois querem cobrar alguma coisa.
 
Gilson Giordano em 15/09/2012 09:25:40
Que horror,pessoas vendendo seu voto por combustível...Esse é o Brasil de hoje...
 
Camilla Soares em 15/09/2012 09:21:00
Se for fazer com um tem que fazer com todos, porque todos os candidatos estao dando gasolina,uns dao com ticketes e outros nos adesivos,ninguem ta colocando adesivo porque gosta, a cada 15 dias quem tem adesivo nos carros pega 50,00 reais para abastecimento.Principalmente o povo do Giroto, faz isso'.''Cego é aquele que nao quer ver''
 
Gilmar Cavalheiro de Souza em 15/09/2012 09:09:29
concordo com o comentario do LUCIANO MARQUES... o povo que poe placa em frente de sua casa, adesivos nos carros, eh realmente n eh so este 4 q fazem isto....
eh o povo q anda com carro adesivado eh um percentual mto maior
 
maria helena ferreira em 15/09/2012 09:01:41
OBA VAMOS CANCELAR ESTA ELEIÇAO PORQUE TEM QUE CASSAR TODOS OS CANDIDATOS QUE TEM A GRANA ,POR TODOS ELES COMPRAO VOTOS,E O POVO BRASILEIROS CONSEGUEM SER ENGANADOS POR TODOS ELES ,GENTE ACORDA NAO SE VENDE POR TAO POUCO E SEU FUTURO E DOS NOSSOS FILHOS QUE ESTAO EM JOGO,VAMOS ACABAR COM ISSO NO BRASIL VAMOS SE UNIR E DENUCIAR TODOS QUE PRATICAM ESSE CRIME,PORQUE ELE VAI TIRAR DE NOS ISSO.
 
AGNALDO ESPINOSA em 15/09/2012 08:20:03
"Dá nada não..." Quem se lembra do caso do deputado que trocava votos por tijolos, teve até dono de depósito preso, aparição na TV e tudo mais... Cadê? O deputado tomou posse cumpriu todo o mandato, se candidatou novamente quase perdeu... e até hoje ri da nossa cara... lamentável!
 
Maciel Tierramadre em 15/09/2012 08:16:10
Esta campanha esta sendo ganha pela gasolina. Procurem o comite do Vanderlei Cabeludo, Grazy Machado, Otavio Trad, Edson Godoy, Edil... so não vê quem não quer que estes canidatos estao distribuindo gasolina a rodo.

Justiça neles.
 
André Ribeiro em 15/09/2012 07:00:15
Pelo amor de Deus pessoal, sera que esses politicos acham que somos todos idiotas, essa de "trabalha na minha campanha" é tudo mentira, mas senhor juiz não adianta punir só esses quatro candidatos não, são todos. Que coisa feia hein senhores, acho que até voces mesmos não votam em voces !
 
Edson Moreira Jaime em 15/09/2012 01:11:20
Graças a Deus, a justiça eleitoral está muito bem, obrigado, autuando aqueles que não estão contribuindo em nada com o processo democrático e que só pensam nos seus interesses. Parabéns.

Gostei também da impugnação da pesquisa do IBOPE.
 
GILSON DE OLIVEIRA CANO em 14/09/2012 08:37:49
É isso ai pessoal,nossos Politicos "acusados" de compra de votos, são inocentes, não sabem de nada, tudo é legal. Por isso já decidi não vou reeleger ninguem. Quero ajudar a desmontar o esquema, abalar a estrutura da "Organização Politica" vamos moralizar. Pessoal cade os comentarios da midia sobre a possivel coação praticada pelo entendente Estadual? qual é a posição do TRE?
 
paulo sergio em 14/09/2012 08:32:15
Ah, fala sério!! Se a justiça eleitoral servisse para alguma coisa a política (e os políticos, sobretudo) brasileira nao seria o que é.
 
Bruno Sanches em 14/09/2012 08:04:31
é muita ingenuidade achar que só estes 4 candidatos fazem isso. Alguem coloca adesivo no vidro traseiro todo do carro só pra ajudar o candidato de graça? Ninguem faz isso. entao comecem investigar pelos adesivos. Os meios sao muitos: dinheiro na mao, vale gasolina, bonus no posto, enfim, de politico, se pode esperar tudo para ele ser eleito, se fosse mesmo honesto, nao gastaria rios de dinheiro.
 
LUCIANO MARQUES em 14/09/2012 07:53:16
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions