ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Em governo de “continuidade”, Reinaldo defende reformas estruturantes

Governador afirma que Estado já realizou as mudanças mais importantes e, agora, aguarda avanço de reformas previdenciária e tributária e novo Pacto Federativo vindo de Brasília

Humberto Marques | 08/04/2019 18:15
Reinaldo afirma torcer para que o governo federal consiga encaminhar a reforma da previdência, destravando as demais mudanças estruturantes. (Foto: Kísie Ainoã)
Reinaldo afirma torcer para que o governo federal consiga encaminhar a reforma da previdência, destravando as demais mudanças estruturantes. (Foto: Kísie Ainoã)

Diferentemente da gestão do presidente Jair Bolsonaro, os 100 primeiros dias do segundo mandato do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) é marcada pela continuidade de medidas adotadas entre 2015 e 2018, ao mesmo tempo em que prepara o terreno para reformas estruturantes que dependem de Brasília. E, entre elas, a reforma da previdência, em debate no Congresso Nacional, é vista como necessária tanto para que possa “sobrar dinheiro” para Estados e municípios como para desencadear os debates do Pacto Federativo e da reforma tributária.

A avaliação acima foi feita na tarde desta segunda-feira (8) pelo próprio Reinaldo, após entrega da reforma da Escola Estadual Teotônio Vilela, no Universitário. Assumidamente em campanha pela aprovação das novas regras para a Previdência Social, ele antecipou que estará em Brasília nesta semana para discutir um plano federal de ajuda aos Estados e a instituição de PPPs (parcerias público-privadas) em Mato Grosso do Sul. Porém, deixou claro que o sucesso dessas medidas está vinculado ao da reforma da previdência.

Segundo Reinaldo, o início de seu segundo mandato é de “um governo de continuidade, sem grandes mudanças”, mas focado em reformas estruturantes. “As reformas internas, mais importantes, nós já fizemos”, antecipou. “Mas é muito importante avançar na reforma da previdência”, arrematou.

Próximos passos – Reinaldo destacou que, em abril, será apresentado o chamado “Plano Mansueto”, elaborado por Mansueto Almeida, secretário do Tesouro Nacional e que envolve um plano de ajuda financeira aos Estados prevendo, conforme a Agência Estado, antecipação de receitas aos governos que implementarem ajustes financeiros.

Além dessa pauta, o governador antecipou que estará na quarta-feira (10) em Brasília, onde se reúne com Salim Mattar, secretário nacional de Desestatização, “para discutirmos as PPPs (parcerias público-privadas) em andamento no Estado”. Porém, o foco está na possibilidade de a reforma previdenciária ser aprovada ainda neste semestre.

“Se fizer esta, o novo Pacto Federativo e a reforma tributária, que são os três eixos estruturantes, o Brasil vai melhorar muito. Já tem um bom olhar do capital internacional para vir, mas sem essa sinalização eles não investirão”, opinou, colocando a questão do INSS à frente dos demais pontos. “Se fizer primeiro a reforma tributária e não e previdenciária, não terá dinheiro para dividir. A melhor equação é a previdenciária, para ter um pouco mais (de recursos) a dividir com Estados e municípios.

Bancada – Reinaldo reforçou respeitar a “independência” de deputados federais e senadores quanto a reforma da previdência –reportagem do Campo Grande News nesta segunda mostra que cinco dos oito parlamentares apoiam o texto, mesmo que com divergências sobre alguns pontos–, porém, reforçou a expectativa de que os parlamentares avalizem o texto.

“Reforma a gente não faz para o governo, faz para o país. Está aumentando o desemprego, a taxa de crescimento industrial é baixa e o Brasil precisa das reformas para destravar o desenvolvimento e o crescimento. Antes de 2014 crescemos por 40 anos ininterruptos, na faixa de 4,5% a 5%, houve emprego e oportunidade”, disse, apontando ser uma questão “de consciência da classe política”.

Nos siga no Google Notícias