ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Entidades se mobilizam para barrar pacote tributário amanhã na Assembleia

Flavio Paes | 02/11/2015 18:20
Entidades querem  apoio dos deputados para promover mudanças no pacote tributário (Foto:Divulgação)
Entidades querem apoio dos deputados para promover mudanças no pacote tributário (Foto:Divulgação)

Os dirigentes das entidades empresariais que prometem lotar nesta terça-feira a Assembleia Legislativa para pressionar os deputados a alterar o pacote tributário do governo, estão convencidos de que não conseguirão barrar as propostas (que ainda passarão pela votação de mérito), estão dispostos a negociar alguns ajustes nos projetos, para manter o ICMS de cosméticos, perfumarias e produtos de higiene pessoal.

Eles sugerem como contrapartida, para assegurar ao Governo a projeção de uma receita extra de R$ 300 milhões, a elevação ainda maior das alíquotas cobradas sobre bebidas alcoólicas, fumos e cigarros.

De acordo com o advogado tributarista, Roberto Oshiro, da Associação, Comercial e Industrial de Campo Grande, na forma como está, o projeto do Governo aumenta em até 17,65% a tributação do ICMS, no caso de refrigerantes e cosméticos; 15,79% a de perfumes e material de higiene pessoal como sabonete, shampoo.

O setor produtivo identificou algumas distorções na proposta do Governo  que estaria na contra-mão da pretensão do governo de tributar os supérfluos (bebidas alcoólicas, fumo e cigarro). Na avaliação de Oshiro, é contraditório aumentar em 11,8% o imposto sobre cigarro e bebida alcoólica (que passa de 27 para 30%, computando os 2 pontos percentuais reservados ao Fundo de Investimento Social) e em 17%, a de refrigerantes (de 17 para 20%) e em 15,79% a tributação sobre perfumes, cosméticos e produtos de higiene pessoal (de 19% para 22%).

“Se a questão é aumentar o imposto sobre supérfluos, que se tribute mais cigarro e bebidas, que não podem estar na mesma categoria de itens como desodorante, fralda infantil e geriátrica, protetor solar, que é um produto para prevenção do câncer de pele”.

Pacote tributário

Bebida alcoólica, fumo e cigarro

De 27 para 30% (sendo 27% do ICMS e 3% do FIS)
Aumento da carga tributária de 11,8%
Perfumes e cosméticos
De 19 para 22% (19% de ICMS e 3% do FIS)
Aumento da carga tributária de 15,79%
Refrigerante
De ’ 17 para 20%
Aumento da carga tributária -17,65%.

Nos siga no Google Notícias