ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Fábio Trad vê escola em tempo integral como “revolução” na educação

Zemil Rocha | 11/10/2013 12:51
Fábio Trad também é a favor da "federalização" do ensino fundamental (Foto: arquivo)
Fábio Trad também é a favor da "federalização" do ensino fundamental (Foto: arquivo)

Entendendo que escola de tempo integral é instrumento adequado “para fazer uma autêntica revolução na educacional brasileira”, o deputado federal Fábio Trad (PMDB) está empenhado na formação da Frente Parlamentar em Defesa da Escola Integral. A universalização da escola tempo integral, na opinião do parlamentar, é estratégica para construção de um projeto nacional de desenvolvimento inclusivo, embora sua implantação tenha de ser gradativa, ao longo de 20 anos.

Para o deputado, o Brasil não pode retardar as mudanças estruturais que são fundamentais para garantir à sua juventude um ensino de qualidade. Na avaliação dele, a efetiva transformação educacional no País passa necessariamente pela federalização do ensino fundamental, proposta pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

Os recursos necessários para a transformação educacional, segundo Fábio, não faltarão. Observa que o Congresso Nacional aprovou projeto que destina para educação 75% dos royalties do petróleo e do gás natural, 50% do Fundo Social formado com percentual da União sobre receitas do pré-sal, mais a garantia, assegurada no Plano Nacional de Educação, de investimentos de 10% do PIB exclusivamente em educação. Considera que o desafio de garantir uma fonte permanente de financiamento está superado.

“Quando se apresenta como meta universalizar a escola em tempo integral, não se está fazendo uma proposta utópica sem fonte de financiamento. Longe disso, o Governo Federal terá a partir dos próximos anos, receita suficiente para empreender a grande reforma estrutural do ensino”, afirmou Trad.

Para que este projeto não acabe penalizando apenas os municípios, Fábio entende que é fundamental a federalização do ensino fundamental, “ideia defendida com empenho e clarividência por este grande brasileiro e notável educador, que é o senador Cristovam Buarque. E o seu argumento moral e ético, para Trad, é irretocável: “Toda criança que vive no Brasil é brasileira e criança e, portanto, deve ter acesso a uma escola que tenha a mesma qualidade em todo o território nacional”.

Durante pronunciamento na Câmara Federal, Fábio Trad reconheceu que o País venceu o desafio de garantir o acesso a escola de todas as crianças, entretanto há muito o que avançar em termos de qualidade. Educação , na opinião do parlamentar, “é o o único caminho capaz de reduzir desigualdades socioeconômicas, redimir injustiças históricas e assegurar a concretização de sonhos individuais de que se tecem os fundamentos de uma nação digna de tal nome”. O deputado está convencido de que “a brutal desigualdade entre municípios brasileiros, que reproduz e perpetua a apartação social, jamais poderá garantir uma escola de qualidade similar para todas as crianças do Brasil”, daí a necessidade da federalização do ensino fundamental.

Nos siga no Google Notícias