ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Governador encaminha projeto para Assembleia autorizar reforma administrativa

Depois de três anos extinta, Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura volta a existir para receber vereador

Gabriela Couto | 09/04/2021 08:57
Projeto do Poder Executivo chegou na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (08) e depende da autorização dos deputados para promover nova reforma administrativa (Foto Divulgação)
Projeto do Poder Executivo chegou na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (08) e depende da autorização dos deputados para promover nova reforma administrativa (Foto Divulgação)

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa o projeto de lei do Poder Executivo que promove uma reestruturação no governo do Estado. De acordo com o texto o objetivo das mudanças é aprimorar as políticas públicas estaduais e possibilitar uma melhor articulação política em âmbito federal, estadual e municipal. A proposta entrou na Casa de Leis nesta quinta-feira (09) e será analisada pela CCJR (Comissão de Constituição Justiça e Redação).

Alegando necessidade de adequação estrutural, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) solicita autorização do Legislativo para descolar  a Consultoria Legislativa da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica para a Governadoria.  Ainda está previsto a regularização do Escritório de Parcerias Estratégicas para dar mais segurança jurídica aos agentes públicos.

A principal mudança é a inserção da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura que estava extinta desde 2018. O nome cotado para ser titular da pasta é do vereador João César Mattogrosso (PSDB). Com isso a vaga dele na Câmara Municipal será preenchida pelo primeiro suplente tucano, Ademir Santana. O Campo Grande News já havia antecipado esta informação. A expectativa é que isso se consolide já na semana que vem.

Vereador João César Mattogrosso (PSDB) deve assumir a Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura e coordenar oito subsecretarias (Foto Divulgação)
Vereador João César Mattogrosso (PSDB) deve assumir a Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura e coordenar oito subsecretarias (Foto Divulgação)

A nova pasta irá se responsabilizar pela coordenação de oito subsecretarias de Políticas Públicas que estavam subordinadas à Secretaria de Governo. Com isso, o projeto contempla, de acordo com o Executivo, “o aprimoramento das políticas públicas voltadas à cultura, aos idosos, à juventude, aos deficientes, às mulheres, aos indígenas e aos assuntos comunitários.”

Se aprovado o projeto, também será reinserida a Secretaria da Casa Civil na estrutura estadual. A justificativa é possibilitar uma melhor distribuição das competências e das atribuições da atual Secretaria de Governo e Gestão Estratégica. Segundo o governador, a mudança irá estreitar  as articulações políticas entre o governo, os legislativos federal e estadual, os municípios e o Governo Federal.

Foi incluído ainda o deslocamento das atividades do Escritório de Relações Institucionais e Assuntos Estratégicos do Estado no Distrito Federal e do Cerimonial.  O texto ainda revoga a estrutura do gabinete do governador, o Escritório de Gestão Política e insere as competências dessas unidades administrativas da Secretaria de Estado da Casa Civil.


Nos siga no Google Notícias