A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017

09/12/2016 17:05

Governador premia desenhos que ilustram obra de Manoel de Barros

Alberto Dias
Na governadoria, tarde de homenagens ao escritor Manoel de Barros. (Foto: Alberto Dias) Na governadoria, tarde de homenagens ao escritor Manoel de Barros. (Foto: Alberto Dias)

Ao longo dos altos da avenida Afonso Pena, grandes letras soltas sobre a grama despertam a curiosidade de quem passa pela via. Num primeiro momento é preciso juntá-las para descobrir a mensagem. Ao final, um sorriso é inevitável: "Manoel de Barros" - singela homenagem ao centenário do nascimento de um dos maiores poetas da região que, de um jeito único, soube misturar palavras, natureza e utopia. E as homenagens prosseguem, num roteiro de 100 dias de atividades.

Na tarde desta sexta-feira (9), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) premiou quem melhor conseguiu retratar, em desenhos, a poesia do escritor pantaneiro. A disputa, lançada em 20 de setembro, envolveu 47 estudantes do ensino médio das escolas estudais, sob o tema "O menino que carregava água na peneira". Os três melhores colocados ganharam tablets, sendo um aparelho para o aluno e outro para o professor orientador.

"Manoel de Barros foi o poeta que, mesmo reconhecido tardiamente, resgatou a essência da cultura pantaneira, numa linguagem muito própria. Foi um escritor que levou o nome de Mato Grosso do Sul para o mundo", disse Azambuja. Além do governador, estavam presentes na sala de reuniões da governadoria os gestores das pastas relacionadas à cultura e educação no Estado, Athayde Nery e Maria Cecília Amendola da Motta. O evento teve apresentação do coral da Escola Especial Colibri, mantida pela Grupo Vozes Especiais.

Os trabalhos foram avaliados por professores das universidades Estadual, Federal e da Grande Dourados (UEMS, UFMS e UFGD), além da Asmae (Associação dos Arte Educadores de MS), entre os critérios: coerência com o tema, vivacidade, traçado, colorido, originalidade, criatividade e impacto visual. O objetivo cumprido foi divulgar a vida e obra do poeta, valorizando a arte e cultura sul-mato-grossenses.

Os 30 desenhos que mais se aproximaram da poética de Manoel de Barros participarão ainda de uma exposição a ser realizada no Marco – Museu de Arte Contemporânea.

Confira os ganhadores:

1º Lugar
Escola Estadual Professor José Pereira Lins - Dourados
Aluno: Waysllan Celestrino Machado Coth - 1º ano do ensino médio
Professora orientadora: Cristiane Cândia de Oliveira

2º Lugar
Escola Estadual Nova Itamarati - Assentamento Itamarati - Ponta Porã
Aluno: Leonardo Duarte da Silva - 2º ano do ensino médio
Professora orientadora: Keilly Camargo Feitoza

3º Lugar
Escola Estadual Eldorado – Eldorado - MS
Aluno: Carolini Duarte Silva – 1º ano do ensino médio
Professora orientadora: Maria José de Oliveira Pereira




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions