ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Governador premia desenhos que ilustram obra de Manoel de Barros

Alberto Dias | 09/12/2016 17:05
Na governadoria, tarde de homenagens ao escritor Manoel de Barros. (Foto: Alberto Dias)
Na governadoria, tarde de homenagens ao escritor Manoel de Barros. (Foto: Alberto Dias)

Ao longo dos altos da avenida Afonso Pena, grandes letras soltas sobre a grama despertam a curiosidade de quem passa pela via. Num primeiro momento é preciso juntá-las para descobrir a mensagem. Ao final, um sorriso é inevitável: "Manoel de Barros" - singela homenagem ao centenário do nascimento de um dos maiores poetas da região que, de um jeito único, soube misturar palavras, natureza e utopia. E as homenagens prosseguem, num roteiro de 100 dias de atividades.

Na tarde desta sexta-feira (9), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) premiou quem melhor conseguiu retratar, em desenhos, a poesia do escritor pantaneiro. A disputa, lançada em 20 de setembro, envolveu 47 estudantes do ensino médio das escolas estudais, sob o tema "O menino que carregava água na peneira". Os três melhores colocados ganharam tablets, sendo um aparelho para o aluno e outro para o professor orientador.

"Manoel de Barros foi o poeta que, mesmo reconhecido tardiamente, resgatou a essência da cultura pantaneira, numa linguagem muito própria. Foi um escritor que levou o nome de Mato Grosso do Sul para o mundo", disse Azambuja. Além do governador, estavam presentes na sala de reuniões da governadoria os gestores das pastas relacionadas à cultura e educação no Estado, Athayde Nery e Maria Cecília Amendola da Motta. O evento teve apresentação do coral da Escola Especial Colibri, mantida pela Grupo Vozes Especiais.

Os trabalhos foram avaliados por professores das universidades Estadual, Federal e da Grande Dourados (UEMS, UFMS e UFGD), além da Asmae (Associação dos Arte Educadores de MS), entre os critérios: coerência com o tema, vivacidade, traçado, colorido, originalidade, criatividade e impacto visual. O objetivo cumprido foi divulgar a vida e obra do poeta, valorizando a arte e cultura sul-mato-grossenses.

Os 30 desenhos que mais se aproximaram da poética de Manoel de Barros participarão ainda de uma exposição a ser realizada no Marco – Museu de Arte Contemporânea.

Confira os ganhadores:

1º Lugar
Escola Estadual Professor José Pereira Lins - Dourados
Aluno: Waysllan Celestrino Machado Coth - 1º ano do ensino médio
Professora orientadora: Cristiane Cândia de Oliveira

2º Lugar
Escola Estadual Nova Itamarati - Assentamento Itamarati - Ponta Porã
Aluno: Leonardo Duarte da Silva - 2º ano do ensino médio
Professora orientadora: Keilly Camargo Feitoza

3º Lugar
Escola Estadual Eldorado – Eldorado - MS
Aluno: Carolini Duarte Silva – 1º ano do ensino médio
Professora orientadora: Maria José de Oliveira Pereira

Nos siga no Google Notícias