ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Governo divulga índice de repasse de ICMS aos 79 municípios de MS para 2021

Municípios têm direito a 25% do que foi arrecadado do imposto pelo governo estadual

Leonardo Rocha | 30/12/2020 11:21
Sede do governo estadual, no Parque dos Poderes, em Campo Grande (Foto: Arquivo)
Sede do governo estadual, no Parque dos Poderes, em Campo Grande (Foto: Arquivo)

O governo estadual divulgou a tabela com os índices definitivos para o repasse de recursos arrecadados com o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para os 79 municípios em 2021. Este imposto arrecadado pelos cofres estaduais tem uma transferência de 25% do valor às cidades.

Para definir este percentual é levado em contas vários critérios como receita própria, extensão territorial, total de eleitores, ICMS Ecológico - quando a cidade tem reservas, unidades de conservação e território indígena – além de um repasse igualitários entre os municípios.

Nesta publicação feita hoje (30) no Diário Oficial do Estado, também aparece a tabela referente às impugnações e valores adicionados das operações de serviço em relação ao exercício financeiro de 2019. O governo informou que os processos (impugnações) encontram-se à disposição dos prefeitos e representantes legais.

No chamado “índice aplicado” Campo Grande aparece com 16,60% da fatia, Corumbá com 6,89%, Dourados dispõe de 4,95%, Três Lagoas chega a 10,16% e Ponta Porã 2,22%. Foi divulgado o índice dos 79 municípios (confira as tabelas).

Já em relação ao ICMS Ecológico, os municípios que tiveram maior repasse foram Alcinópolis (8,92%), Jatei (8,04%), Taquarussu (8,01%), Bonito (5,71%), Naviraí (5,46%), Costa Rica (4,12%) e Eldorado (2,68%).

Este item possibilita que os municípios aumentem o repasse do imposto, em função de preservação do meio ambiente, assim como conservação da biodiversidade e que possuem unidades de conservação e território indígena.

Nos siga no Google Notícias