ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Governo quer medidas mais restritas contra ferrugem asiática da soja

Projeto segue para as comissões permanentes da Assembleia

Leonardo Rocha | 26/06/2017 12:57
Governo quer prevenir melhor a colheita da soja em MS (Foto: Edemir Rodrigues - Assessoria)
Governo quer prevenir melhor a colheita da soja em MS (Foto: Edemir Rodrigues - Assessoria)

O governo de Mato Grosso do Sul quer medidas mais restritivas na legislação, para prevenir e controlar a doença vegetal, chamada de ferrugem asiática da soja, em Mato Grosso do Sul. Para isto, resolveu alterar a lei de 21 de dezembro de 2006, que trata sobre o tema. A mudança foi enviada para Assembleia Legislativa.

Desta forma o ordenamento jurídico sobre o tema terá ações mais restritivas, como por exemplo, estabelecer que o vazio sanitário é o período de cada ano-calendário, em que é proibido o cultivo da soja, sendo obrigatório a ausência de plantas vivas (soja), em qualquer fase de desenvolvimento.

Também não serão permitidas a semeadura e o cultivo em sucessão à cultura de soja, e na mesma área de ano agrícola. A Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) já tem uma definição sobre os períodos de semeadura da soja e de vazio sanitário, por meio de uma resolução.

O projeto ainda altera de 10 de dezembro para 10 de janeiro, o prazo para que o produtor (soja) cadastre ou registre na Iagro (Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), toda área de plantio de soja, que tiver em Mato Grosso do Sul.

A matéria também prevê mudanças nas infrações de acordo com a área cultivada, assim como direciona que todas as exceções às regras, serão estabelecidas pela Semagro. O governo justifica que o cultivo da soja é um dos pilares da balança comercial do Estado, sendo necessário tomar as devidas providências para o combate a ferrugem asiática.

O projeto segue para as comissões da Assembleia, para depois ser avaliado pelos deputados em duas votações no plenário. Por não se tratar de uma emenda à Constituição Estadual, precisa apenas de uma maioria simples para ser aprovado.

Nos siga no Google Notícias