ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Política

Governo quer transferir gestão de hospitais regionais para organizações sociais

Unidades de saúde de Três Lagoas e Dourados podem passar a ter outra administração se Assembleia aprovar texto

Gabriela Couto | 14/09/2021 12:08
Governador Reinaldo Azmabuja (PSDB) explicou projetos para os deputados estaduais na manhã desta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa. (Foto: Marcos Maluf)
Governador Reinaldo Azmabuja (PSDB) explicou projetos para os deputados estaduais na manhã desta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa. (Foto: Marcos Maluf)

Está nas mãos dos deputados estaduais, o Projeto de Lei 35/2021, que altera a lei que trata das Organizações Sociais. A ideia é transferir os hospitais regionais de Três Lagoas e Dourados para esse tipo de gestão.

“A proposta originou-se da necessidade de aprimoramento da Lei nº 4.698, de 20 de julho de 2015, a qual dispõe sobre a regulamentação dos requisitos para qualificação das pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, em organizações sociais, cujas atividades sejam dirigidas à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e à preservação do meio ambiente, à cultura, à saúde, à assistência social e ao atendimento à produção e à agricultura familiar, com o objetivo de estabelecer parceria para a prestação dos serviços públicos afetos às áreas retromencionadas”, justifica governador Reinado Azambuja.

Segundo a proposta, após seis anos da sanção, foi constatado que alguns dispositivos da lei em questão necessitam de aprimoramento redacional, visando a segurança e o atendimento às exigências dos órgãos de controle externo. Também deve ser alterado o texto, garantindo a proibição de contratos com organizações que estão com as contas rejeitas por municípios e pelo Estado, nos últimos cinco anos.

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) criticou a proposta do governo. “As empresas assumem a um custo elevado e acompanhamos notícias de muitas vezes até ter desvio de recursos, a exemplo de Ponta Porã, com processos de irregularidades. Temos essa preocupação, mas é claro que é uma decisão do Governo, que tem competência para fazer esse tipo de contratação, mas nós aqui, na Alems, temos o dever de acompanhar e fiscalizar as ações do Governo. Sou defensor da administração direta do Estado, por ser um sistema essencial e a pandemia mostrou o quão é importante o serviço de Saúde”, explicou o petista.

Vale destacar que o projeto é fundamental para o novo modelo de funcionamento da Caravana da Saúde, que irá realizar serviços de alta complexidade em relação a exames e cirurgias no Estado neste ano.

“Nós estamos contratando por credenciamento todas as clínicas que fazem diagnóstico e estamos pagando valor para prestarem esse serviço para a regulação. Em consequência disso, teremos as cirurgias. Serão R$ 100 milhões para zerar a fila de espera e faremos a regulação, que será de trás pra frente, do mais antigo na fila para o mais novo. Esperamos que em 10 meses, a gente possa zerar a fila”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.

O texto tramita na Assembleia Legislativa, em regime de urgência e a expectativa é que em no máximo 15 dias, seja votado e devolvido para o Executivo. Neste momento, as comissões trabalham para acelerar os projetos que chegaram hoje (14), na Casa de Leis.

Nos siga no Google Notícias