ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Governo reforça compra de dois mil equipamentos para agricultura familiar

Patrulhas mecanizadas serão entregues para os municípios de Nioaque, Rochedo e Rio Brilhante

Lucas Junot | 04/04/2017 13:57
No gabinete itinerante, governador (na ponta da mesa) e secretários atenderam ao setor produtivo (Foto: Chico Ribeiro/AssCom)
No gabinete itinerante, governador (na ponta da mesa) e secretários atenderam ao setor produtivo (Foto: Chico Ribeiro/AssCom)

O governador Reinaldo Azambuja autorizou a entrega de patrulhas mecanizadas para os municípios de Nioaque, Rochedo e Rio Brilhante nesta terça-feira (4) durante agenda na 79ª Expogrande. Ele aproveitou a reunião com o setor produtivo para reforçar o investimento na aquisição de mais de dois mil equipamentos da agricultura familiar para todos municípios do Estado. Segundo Azambuja, a ação beneficia pequenos agricultores que terão condições de aumento de produtividade e renda.

“A bancada federal disponibilizou recursos de emendas parlamentares (2015, 2016 e 2017) e o Governo colocou contrapartida. Vamos entregar esses equipamentos para os 79 municípios do Estado e fortalecer ainda mais a agricultura familiar no Mato Grosso do Sul”, garantiu Reinaldo.

Entre os maquinários que serão disponibilizados ao longo de 2017 estão tratores, grades aradoras, grades niveladoras, calcareadeiras, ordenhadeiras, resfriadores e forrageiras. As entregas iniciaram no começo do ano e seguem até dezembro, conforme cronograma da (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) Agraer. “São cerca de R$ 50 milhões em equipamentos”, afirmou o diretor presidente da agência, Enelvo Felini.

Gabinete itinerante – Desde o ano passado, o Governo do Estado mantém parceria com a feira agropecuária de Campo Grande na montagem do “gabinete itinerante”, onde são realizadas reuniões entre representantes do Executivo Estadual, produtores e autoridades municipais.

Após a assinatura do termo de cessão de entrega de patrulhas mecanizadas para os municípios o governador lembrou que os equipamentos foram adquiridos por meio de emendas parlamentares do ex-senador Ruben Figueiró e do então deputado federal Reinaldo Azambuja.

O prefeito de Nioaque, Valdir Júnior, falou da importância do equipamento para os pequenos agricultores. “Mais de 50% da população do nosso município é residente da área rural. Temos 12 assentamentos, quatro aldeias e quatro comunidades quilombolas e precisamos muito desse apoio. Essa patrulha mecanizada vai atender anseio de toda nossa população que luta pela agricultura familiar”, explicou.

Pronaf - Ainda durante a agenda no gabinete itinerante foram assinados contratos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento de Agricultura Familiar) – linha de investimentos mais alimentos, do Banco do Brasil. “Os contratos foram assinados com dois produtores, um de Campo Grande e outro de Jaraguari, ambos no valor de R$ 17 mil. A linha de crédito do banco está disponível e a Agraer auxilia o pequeno produtor nesse acesso”, disse o governador.

Azambuja ainda destacou o funcionamento do Proacin (Programa Estadual de Apoio às Comunidades Indígenas). “Estamos entregando sementes de arroz, de feijão e de milho, além de óleo diesel para que os indígenas tenham capacidade de melhorar a produção dentro das aldeias.

Estamos fazendo essas entregas em todas as aldeias de Mato Grosso do Sul, pois o Governo é atento a todos os segmentos da agricultura familiar”, pontuou.

Também participaram das reuniões de trabalho os secretários de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel e de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.

Nos siga no Google Notícias