ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Política

Leitos de UTI do HU funcionam até novembro, diz UFGD

Redação | 14/09/2009 11:36

A direção do HU (Hospital Universitário) de Dourados informou que até novembro devem estar concluídos todos os processos licitatórios para implantação dos oitos leitos de UTI na unidade. De acordo com a assessoria da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), que administra o HU, nesta segunda-feira, a direção do hospital encaminhou relatório com o panorama de funcionamento dos novos leitos, ao governador André Puccinelli e às secretarias municipal e estadual de Saúde.

Ainda de acordo com a assessoria, desde 2008 a administração do HU já havia preparado a estrutura física para a implantação dos novos leitos de UTI. Em março de 2009, o governo do Estado liberou os equipamentos básicos para compor as unidades de terapia intensiva, mas faltavam equipamentos e serviços complementares específicos de UTI.

"A universidade iniciou então gestão junto ao Ministério da Saúde para a liberação de recursos e compra desses materiais permanentes e serviços que seriam necessários para a instalação e funcionamento dos novos leitos disponibilizados, fato que não aconteceu", diz a nota.

Segundo a assessoria, estão em andamento, via Ministério da Educação, os processos de licitação para compra de materiais, como de ligação da rede de gás, central de ar medicinal, alarme para gases medicinais, cortinas divisórias e contratação de serviços para confecção de móveis em madeira fabricados sob medida, aquisição e instalação de sistema de ar refrigerado e de filtragem do ar ambiente, com especificações próprias para UTIs, bem como a aquisição dos materiais necessários para a realização dos serviços.

Também houve, conforme a UFGD, atraso no recebimento das cotações de preços dos serviços solicitados às empresas, "pois os fornecedores estavam encontrando dificuldades na aquisição de alguns materiais".

"Estamos fazendo tudo que é possível. Também queremos colocar em funcionamento os novos leitos, mas eles não ficam instalados antes de novembro porque na universidade não se faz nada sem autorização dos órgãos superiores e esse processo é demorado. A direção do HU/UFGD vai atender todas as condições necessárias para o integral funcionamento dos novos leitos de UTI que foram disponibilizados", afirmou o diretor do hospital, Wédson Desidério, através da assessoria.

Nos siga no Google Notícias