ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 25º

Política

Mais educação para MS não ser ‘só agro’ era um dos lemas de Pedrossian

Quem viveu as gestões do ‘homem de Miranda’ lembra da construção das UFMS, UFMT e UEMS

Gabriel Maymone e Leonardo Rocha | 22/08/2017 13:23
Deputado estadual Onevan de Matos afirma que investimentos na educação feitos por Pedrossian transformaram MS (Foto: Marcos Ermínio)
Deputado estadual Onevan de Matos afirma que investimentos na educação feitos por Pedrossian transformaram MS (Foto: Marcos Ermínio)

Amigos e pessoas que trabalharam com Pedro Pedrossian destacaram a preocupação do ex-governador com a educação para que Mato Grosso do Sul não fosse apenas um estado agrícola e começasse a se desenvolver. O “homem de Miranda” foi responsável pela criação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).

Para o deputado estadual Onevan de Matos (PSDB), que também exercia mandato político no mesmo cargo, na época em que Pedrossian era governador, os investimentos na educação transformaram o Estado. “Foi um grande cidadão. Transformou o Estado de apenas agrícola para começar a ter desenvolvimento”, pontuou.

Se intitulando como o “amigo verdadeiro” de Pedrossian, o ex-presidente da Acrissul (Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul) e atual presidente da Frente Nacional pela Pecuária (Fenatec), Francisco Maia, lembra quando o ex-governador ainda estava idealizando a implantação da UEMS e fazendo planos para Dourados. 

Francisco Maia lembra de Pedrossian projetando Dourados como polo de desenvolvimento (Foto: Marcos Ermínio)
Francisco Maia lembra de Pedrossian projetando Dourados como polo de desenvolvimento (Foto: Marcos Ermínio)

“Estávamos sobrevoando Dourados e ele disse que lá não poderia ser apenas agrícola, mas sim um polo de desenvolvimento e foi por isso que criou a UEMS lá”, recordou Maia, afirmando que o amigo conseguiu a 'imortalidade'. “Quando você anda pelas ruas, sente a presença dele em obras e feitos”, concluiu.

O médico Alfredo Pinto Arruda, que trabalhou como chefe de gabinete de Pedrossian entre 1991 e 1994, também destacou a preocupação do ex-governador com a educação. “Em seus projetos e ações sempre pensava nos mais pobres”, afirmou, destacando o pensamento do ex-governador na educação ao criar três universidades.

Secretário de planejamento nos anos de 1981 e 82, Wagner Bertolin, que também trabalhou com Pedrossian em outras duas ocasiões, disse que o ex-governador pensava em Mato Grosso do Sul 24 horas por dia. “Ele sempre tinha ideias novas de projetos que queria implementar. Ele sempre perguntava para os secretários: ‘Quando vocês estavam tomando banho ou passeando, o que vocês pensaram para o Estado?’”, relembrou.

Pedrossian foi governador por três vezes, de 1966 e 1971. Em 1980, foi nomeado para comandar Mato Grosso do Sul, posto que retomou em 1991, quando foi eleito nas urnas.

Nos siga no Google Notícias