A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

01/11/2012 13:10

Mais votado, Zeca cobra de Bernal cumprimento de promessas

Danúbia Burema
Zeca cobrou posicionamento firme de Bernal. (Foto: Arquivo)Zeca cobrou posicionamento firme de Bernal. (Foto: Arquivo)

Vereador eleito com o maior número de votos para a próxima legislatura, o ex-governador Zeca do PT cobrou posicionamento do prefeito eleito Alcides Bernal (PP) pelo cumprimento das promessas feitas durante a campanha eleitoral, principalmente em relação ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

“O que ele prometeu, ele tem que honrar”, declarou Zeca, integrante da base aliada de Bernal na Câmara. Já os demais aliados do prefeito eleito defendem ponderação em relação ao caso.

Para a Professora Rose (PSDB), o compromisso de congelamento do imposto foi feito pelo deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB), derrotado no primeiro turno e que passou a apoiar Bernal no segundo.

Segundo ela, na aliança do PP com o PSDB o que foi estabelecido como compromisso foi o de Bernal rever os valores cobrados e fazer uma avaliação deles, vendo se seria viável o congelamento, conforme desejavam os tucanos. Além disso, argumentou ela, Bernal ainda não assumiu o cargo para opinar sobre a questão.

Derrotado nas urnas, o vereador Marcelo Bluma (PV) também saiu em defesa de Bernal. “Eu não vi nem nos debates nem nas coletivas o Bernal dizer que assumiria a proposta do congelamento”, ponderou. Na avaliação dele, a responsabilidade de decidir sobre o imposto ainda é do prefeito Nelsinho Trad (PMDB).

Tecnicamente, Bluma avaliou que a proposta de congelamento do IPTU terá de ser aplicada progressivamente, sendo inviável colocá-la em prática de imediato, sob o risco de ferir a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). “O prefeito não pode dar incentivos, nem isenções e nem fazer ações que importam em renúncia de receita (para o município)”, adiantou. 

A polêmica em torno do IPTU surgiu após o presidente da Câmara, vereador Paulo Siufi (PMDB) declarar que o voto do legislativo municipal será conforme a vontade do prefeito eleito. Ele afirmou, inclusive, que poderá vetar projeto de reajuste para seguir a linha de trabalho anunciada pelo progressista durante a campanha.

"Sou prefeito a partir de 1º de janeiro”, diz Alcides Bernal sobre IPTU
 “Sou prefeito a partir de primeiro de janeiro”. Com essa frase, o prefeito eleito de Campo Grande, o deputado estadual Alcides Bernal (PP), responde...
Nelsinho diz que vai submeter à equipe de Bernal projeto do IPTU
O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), vai submeter à apreciação da equipe de transição do prefeito eleito, Alcides Bernal (PP), proje...
Câmara quer deixar decisão sobre IPTU 2013 para Alcides Bernal
A Câmara Municipal de Campo Grande planeja deixar a decisão final sobre o projeto do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para o prefeito elei...


eu acho é bom prá esses eleitores que votou no bernal aprenderem,quem sabe quando eles camelar nesses próximos 4 anos ai chega novamente a campanha mentirosa de um cadidato que diz que vai resolver os nossos problemas, eles votaram novamente cambadá de leigos...vai aprender votar prá fazer mudança..kkkkk
 
leandro teixeira em 02/11/2012 19:02:48
Oxalá quer aprovem a lei que promessa não cumprida dá cadeia!!! E dai, como será heim?
 
Irene Almeida em 02/11/2012 17:41:41
O BENEDITO COMO VC CONFIA NO GIROTO? RAPAZ NÃO CONFIE EM NINGUEM, NA POLITICA SÃO TODOS LOBOS!! QUEM ACHAR QUE O BERNAL VAI FAZER UM GOVERNO ACIMA DA MEDIA ESTA ENGANADO, COMO O GIROTO OU AZAMBUJA NÃO IA FAZER
 
Roberto nunes em 02/11/2012 17:38:53
QUEM É ESSE ZECA PARA COBRAR ALGUMA COISA? BEM FEITO PARA ESSE BERNAL,QUEM MANDOU DAR MORAL PARA O PT. O ZECA QUER USAR A CAMARA MUNICIPAL COMO TRAMPOLIM PARA ALGUMA COISA.
 
Roberto nunes em 02/11/2012 17:31:26
Sr. Lourival Aparecido, conveniente é seu comentário, pena que tinhamos uns '13' mil eleitores com problema de memória no dia da eleição ! Faltou lembrar que nos ultimos dias cmo governador, Zeca do PT conseguiu a aprovação de sua aposentadoria vitalícia, aprovada por quem? Graças ao ministério público durou pouco tempo.
 
Lucio Santander em 02/11/2012 11:54:33
NEI SALVIANO,concordo q o Bernal será prefeito d fato e direito a partir d 1º d janeiro, mas foram suas propostas de mudanças q foram plantadas no coração do povo q o elegeu. Propostas como médico 24 horas nos postos de saúde; construção do hospital municipal; enter saúde, com marcações de consultas on line (pela internet); segurança d qualidade através d melhor estruturação da Guarda Municipal; Redução da tarifa d transporte coletivo urbano; Congelamento do IPTU,etc. O congelamento foi proposto pelo VANDER no 1º debate da TV MORENA. E foi expressamente mencionado pelo BERNAL no 2º debate da emissora. Quem assistiu viu! Espero que não tenha sido um engôdo.Senão, as outras promessas provavelmente também não passarão d meras promessas. Ele,assim como os aliados, tem q mantê-las e cumpri-las.
 
Douglas Gomes em 02/11/2012 01:03:10
No ultimo debate da TV morena, o Bernal prometeu congelar o IPTU......é só pedir replay!!!!!
 
daniela dias em 02/11/2012 00:46:40
Já fiz comentários anteriores, pensava até que esta turma do Bernal não fossem farinha do mesmo saco. Mas acho que me enganei..pois são. Agora vem me dizer que o Bernal não prometeu nada de congelamento do IPTU...que é isso Prof Rose...quanto tá ganhando para estar falando isso? Pode ter certeza de uma coisa....se o Bernal não cumprir o que prometeu, Campo Grande poderá ter a maior manifestação pública, jamais vista, pedindo a saida da prefeitura....
 
Roberto Ferreira em 02/11/2012 00:24:06
Pelo pequeno conhecimento que tenho, até o dia 31/12/2012 quem é prefeito é o Nelsinho...esses comentários só deve ser de comissionados...a eleição acabou, agora é hora de unir forças por uma Campo Grande melhor...
 
Jair Lima em 01/11/2012 19:55:14
Tá vendo só galera... Agora chupem essa manga!!!... Será desse jeito e até pior pelos próximos 4 anos. A grande maioria de CG não queria mudar? Então, já começou a mudança, a renovação... E o cara nem assumiu ainda hein!!!
 
Letícia Nantes em 01/11/2012 17:59:19
Tamu ferrado na mão da voz de veludo kkkk ainda bem que não votei neste cidadão eu heimm... como diz o outro larga mão...kkkkkkkkkkkkk
 
Paulo Lopes em 01/11/2012 17:55:22
Peguem o último (e único) debate feito na TV Morena entre o Bernal e o Girotto e vocês veram que o Bernal AFIRMOU que congelará o IPTU, e que também fará REVISÃO do mesmo, respondendo a uma pergunta do Giroto como bem ele mesmo disse.
 
Otavio Duarte em 01/11/2012 17:53:07
Tai a mudança que vcs queriam...
 
Luiz Carlos Souza F. Flavio em 01/11/2012 17:50:19
Tinha que um lugar como o Procon para reclamar...

Este Bernal Peralta enganou o povo.

Que raiva de ter votado nele.
 
Mario Benites em 01/11/2012 17:39:50
Por enquanto estamos falando do IPTU, da saude falaremos depois.
 
Clenner Cavalcante em 01/11/2012 17:36:06
Senhores com todo respeito o prefeito Senhor Alcides Bernal, inicia seus trabalhos a partir de primeiro de janeiro, portanto, vamos cobrar dele a partir dessa data, ok??
 
NEI SALVIANO em 01/11/2012 17:33:57
A "panelinha" que ajudou na eleição do Bernal, com certeza vai querer dar palpites na administração municipal. Cada um vai querer mandar mais que o outro, vai querer ser mais importante, suas idéias serão melhores, ai então a administração vai virar uma zorra. Quem mandou o povo votar num despreparado que vai comer nas mãos dos outros.
Este erro só será consertado daquí 4 anos, com outro capacitado para a Prefeitura.
 
VALDIR VILLA NOVA em 01/11/2012 17:18:20
Bernal, tenho comigo seu material de campanha, com suas propostas, não adianta fugir da raia!! Os eleitores merecem respeito, esse papa de que não fez essas promessas é mentira, vc falou e afirmou isso categoricamente! Se prometeu é pq sabia se podia o cumprir! Os debates foram gravado!! É hora de dar início e começar a cumprir suas promessas agora, porque adiar? Ou tudo que vc falou na campanha é só discurso pra ganhar votos? Kd sua equipe, ou vai pedir ajuda aos universitários? Se fugir vai dar razão o Giroto, ele bem que nos alertou que vc fugia dos debates, vai fugir??
 
Guilherme Bianc Balbuena em 01/11/2012 17:13:13
Todos temos que ser maduros bastante, para postarmos nossos comentários,temos que respeitarmos as pessoas, e se fossemos nós no lugar D`le, será que gostarìamos desse tipo de comentário que não leva a nada. A saúde que está morrendo ninguém fala nada, é muito mais prioritária que o IPTU, no IPTU não tem pessoas a beira da morte e sofrendo, vai vocês nos postos de saúde.Acredito que devemos deixar as pessoas trabalharem, respeitarmos eles para que sejamos do mesmo modo respeitados.
 
Odair Alves Teixeira em 01/11/2012 16:25:34
Este é apenas o primeiro assunto prometido em campanha para ganhar votos, que não vai vingar. Falar bonito no rádio é fácil, tem-se apenas que ter boa voz. Mas administrar CG e cumprir promessas impossíveis é OUTRA COISA. Ser oposição é fácil, agora nós é que vamos reclamar.
 
carlos machado em 01/11/2012 16:16:51
esse Bernal não deve saber nem o que é IPTU...
 
William Alves em 01/11/2012 15:44:19
Antes das eleições parecia tudo fácil!
Agora já estão complicando tudo, colocando leis...

O pior foi o povo, que votou em forma de protesto e elegeu um cara que só sabe falar bonito.

Campo Grande esta ferrada na mão deste grupo.

Mas cada povo tem o governo que merece. Se Giroto fosse o prefeito eu tinha certeza que ele já tinha respondido isso.

Tamos ferrados com este Peralta como prefeito!
 
André Ribeiro em 01/11/2012 15:27:37
Estão correndo, pois, a proposta eleitoreira não pode ser aprovada....A mudança deixa para la, porque o que esta acontecendo esta mais para uma festa, do que para cumprir o prometido....