ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Ministério confirma reativação da extinta Sudeco até o fim de fevereiro

Marcio Breda | 09/02/2011 20:21

A extinta Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento da Região Centro Oeste) deve ser reativada antes do Carnaval, assim que o projeto sair do Ministério do Planejamento para a sansão da Presidente Dilma Roussef, garantiu hoje (9) Marcelo Constreiras de Almeida, secretario de Desenvolvimento do Centro Oeste, pasta do Ministério da Integração Nacional.

O anúncio, feito durante audiência entre Marcelo Constreiras e o deputado federal Marçal Filho (PMDB) deve dar um fim a um esforço de mais de 20 anos dos governos de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, que buscavam a reativação.

A Sudeco foi criada 1967 para substituir a também extinta Fundação Brasil Central. Era gestora de metas econômicas e sociais para o desenvolvimento sustentável da Região e garantiu durante mais de vinte anos fomento econômico para projetos regionais. Em 1990 o governo Collor extinguiu a agência.

A expectativa em relação à recriação da Sudeco também é alimentada há anos em função da condução do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste, o FCO, que hoje detém uma receita estimada em 4,7 bilhões de recursos voltados para financiar as atividades produtivas da região e tem como público-alvo micro e pequenos empreendedores.

“A Sudene (Superintendência de Desenvolvimento da Região Nordeste) e a Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia) são exemplos de que é irrenunciável que o Centro-Oeste também tenha a sua própria Agência” argumentou o deputado sobre a instalação já concluída das demais superintendências regionais.

Nos siga no Google Notícias