ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Política

Conferência debaterá propostas para melhorar as relações e condições de trabalho

Marco Antonio Brito | 17/08/2011 17:54
Ministro Carlos Lupi (Foto: Divulgação)
Ministro Carlos Lupi (Foto: Divulgação)

Além da assinatura dos termos de compromisso com as prefeituras de Corumbá, Três Lagoas, Sidrolândia e com o Governo do Estado para a implementação do Projovem - Programa Nacional de Inclusão de Jovens, abrindo 7.750 novas vagas em todo o Mato Grosso do Sul, o ministro do Trabalho Carlos Lupi deverá participar também nesta sexta-feira (19) da abertura da Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente. O evento, que contará com a presença do governador André Puccinelli (PMDB) e da diretora geral da OIT Laís Abramo, irá discutir as relações e as condições de trabalho na capital e nos municípios que formam a regional, tirando propostas para a Conferência Estadual, que acontecerá dias 17 e 18 de novembro.

Segundo o presidente da Funtrab - Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul, Cícero Ávila, o objetivo da conferência é discutir temas abrangentes que permitam apresentar subsídios para a realização da Conferência Estadual, da qual sairão as propostas de Mato Grosso do Sul para a Conferência Nacional, que acontecerá em maio de 2012, em Brasília. O Estado deverá incluir na pauta de discussões da Conferência Nacional dois temas específicos à realidade do MS: o trabalho indígena e o trabalho na região de fronteira.

Ao todo, seis conferências regionais serão realizadas. A Conferência Regional de Campo Grande abrirá as discussões, reunindo representantes dos trabalhadores, empregados e governo. A temática dos debates envolverá 4 eixos: Princípios e Objetivos do Trabalho, Participação Social, Trabalho e Emprego, e Fortalecimento dos Agentes Tripartites e Diálogos. Dentro de cada eixo serão avaliados subtemas, como segurança, trabalho escravo, erradicação do trabalho infantil, linhas de crédito para empresas, o trabalhador de fronteira, o Sistema Público de Emprego e o trabalho indígena.

A segunda Conferência Regional irá acontecer em Coxim, no dia 25, reunindo representantes da região Norte do Estado. Posteriormente, devem acontecer as conferências da Grande Dourados e Leste (em 02/09), Ponta Porã, Sul e Conesul (16/09), Bonito e Região do Pantanal e Sudoeste (23/09) e, por fim, Três Lagoas e Região do Bolsão em 30/09.

Portal Mais Emprego

A vinda do ministro a Campo Grande deverá marcar também o lançamento do novo Portal "Mais Emprego", criado pelo Ministério do Trabalho para facilitar a inclusão de profissionais no mercado de trabalho. O portal foi totalmente reformulado e a conexão, que antes ocorria por intranet via cabo, passará a ser feita via web, agilizando o cadastramento de empregados e empregadores e a disponibilidade de vagas. Durante a solenidade de lançamento do portal, que acontecerá em conjunto com a assinatura dos convênios e a abertura da Conferência Regional de Campo Grande, será feita a simulação de encaminhamento de dois trabalhadores ao mercado de trabalho.

Nos siga no Google Notícias