ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Ministro diz a Azambuja que recuperação do Taquari terá início em março

Imasul estima que os investimentos deverão ser da ordem de R$ 700 milhões a longo prazo

Paulo Nonato de Souza | 06/12/2017 16:42
O governador Reinaldo Azambuja durante reunião com o ministro Sarney Filho em Brasília (Foto: Divulgação)
O governador Reinaldo Azambuja durante reunião com o ministro Sarney Filho em Brasília (Foto: Divulgação)

O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, garantiu nesta quarta-feira (6) que o Governo Federal irá lançar em março de 2018 o edital público para captação de recursos, via conversão de multas ambientais devidas por terceiros à União, que serão investidos na recuperação e preservação da bacia hidrográfica do rio Taquari, em Mato Grosso do Sul.

Há várias décadas o Taquari sofre um dos maiores desastres ambientais do País, e o Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) estima que as intervenções ambientais, sociais e econômicas vão exigir investimentos da ordem de R$ 700 milhões a longo prazo.

Nota divulgada pelo Governo do Estado diz que o compromisso foi assumido pelo ministro em reunião com o governador Reinaldo Azambuja, em Brasília. Pelo que ficou decidido, o processo de chamamento público será definido após a formatação do programa de intervenção no Taquari com base nos projetos apresentados pelo Governo do Estado e pelo Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari), formado por 11 municípios.

Segundo o governador, a proposta de intervenção no Taquari apresentada pelo Governo Estado com a anuência técnica da Agência Nacional de Águas contemplará toda a bacia. As ações abrangem recuperação de matas ciliares e voçorocas, microdrenagens e barragens de contenção dos sedimentos, no planalto, e dragagem na planície para reconstituir o canal do rio e torná-lo navegável.

“Depois de tantos anos de discussão e de luta dos pantaneiros para salvar o Taquari, temos uma decisão concreta de governo”, comemorou o governador Reinaldo Azambuja, que se reuniu com o ministro José Sarney Filho na Câmara dos Deputados, acompanhado do presidente do Imasul, Ricardo Éboli, e do prefeito de Rio Verde e presidente do Cointa, Mário Kruguer. “É um grande avanço para recuperarmos uma área significativa do nosso Pantanal”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias