ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Política

MPE apura irregularidades apontadas pela CGU em Itaporã

Redação | 23/07/2009 08:53

O MPE (Ministério Público Estadual) instaurou dois procedimentos preparatórios para investigar indícios de irregularidades e improbidade administrativa na aplicação de recursos federais destinados ao município de Itaporã pelos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. As irregularidades foram constatadas durante fiscalização da CGU (Controladoria-Geral da União), realizada de 4 de novembro a 15 de dezembro de 2008.

Os editais sobre a instalação da investigação, assinados pelo promotor substituto Daniel do Nascimento Britto, foram publicados nesta quinta-feira no Diário da Justiça.

Itaporã, cidade de 17 mil habitantes localizada a 215 km de Campo Grande, foi incluída no 27º Sorteio do Projeto de Fiscalização a Partir de Sorteios Públicos, realizado em 29 de outubro do ano passado pela CGU. Os técnicos da Controladoria fiscalizaram 38 ações de governo executadas no município, para as quais a prefeitura recebeu R$ 7,2 milhões em recursos federais. O município é administrado pelo prefeito Marcos Pacco (PMDB), reeleito no ano passado.

Conforme o relatório da CGU, o maior número de irregularidades foi constatado na área de aplicação de recursos do Ministério da Saúde. Foram 17 fatos em desacordo com as leis e normas estabelecidas para repasse das verbas, entre eles pagamento feito com cheque sem assinatura do prefeito, transferência da verba da saúde para a conta da prefeitura, descumprimento da carga horária de 40 horas semanais de médicos, enfermeiros e dentistas, fragilidade no controle de recursos destinados à atenção básica e direcionamento de licitação a fornecedores.

Bolsa Família

Nos siga no Google Notícias