ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

MPE manda Bernal anular promoção de irmã de conselheiro do TCE

Edivaldo Bitencourt | 08/10/2013 10:23

O MPE (Ministério Público Estadual) recomendou, nesta terça-feira (8), a anulação da promoção da servidora municipal Sidonia Neves Barbosa, irmã do conselheiro Waldir Neves, do TCE (Tribunal de Contas do Estado). O promotor de Defesa do Patrimônio Público, Henrique Franco Cândia, considerou inoportuna a medida do prefeito Alcides Bernal (PP), já que ocorreu durante a inspeção extraordinária nas contas da Prefeitura de Campo Grande.

O procedimento foi aberto a partir de denúncia anônima. Conforme a recomendação do promotor, o prefeito deve anular o Decreto 1.140, de 17 de julho deste ano, que promoveu Sidônia para o cargo de Assessor Especial III, símbolo DCA-3, elevando o salário para R$ 4.990,42. Antes, ela ocupava o cargo de Assessor Técnico II, com a remuneração de R$ 2.772,46.

Se o prefeito não tornar o decreto sem efeito, para dar fiel cumprimento do artigo 37 da Constituição, ele pode ser alvo de ação civil pública. Bernal estaria desrespeitando o item constitucional da “legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”.

Para Henrique Cândia, a promoção da irmã de Waldir Neves ocorreu no “momento inoportuno”, entre a inspeção extraordinária do TCE/MS empreendida nos contratos da prefeitura. Também ressalta que o relatório ainda não foi votado após a “promoção” de Sidonia Barbosa.

Para o promotor, existe o risco de não se cumprir o “dever moral necessário à consolidação dos atos públicos e ocasionados, por conseguinte, verdadeiro dano aos valores éticos da coletividade”.

“Considerando que a inobservância da moralidade na realização de ato público provoca sua nulidade, sendo insanável o vício, haja vista que o elemento moral constitui-se como pressuposto de validade”, frisa Cândia.

O prefeito tem 30 dias para cumprir a recomendação do MPE. Na época da nomeação, Waldir Neves negou qualquer ligação entre a inspeção extraordinária e a promoção da irmã pelo prefeito Alcides Bernal.

Nos siga no Google Notícias