ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

MS duplica produção de grãos em três anos, mas ainda busca rota asiática

Zemil Rocha | 16/11/2013 08:16
No Estado, a produção de grãos tem crescimento muito nos últimos anos (Foto: arquivo)
No Estado, a produção de grãos tem crescimento muito nos últimos anos (Foto: arquivo)

O secretário estadual de Obras, Edson Giroto, destacou, durante entrevista ao Campo Grande News, a importância de Mato Grosso do Sul ter à disposição uma rota para exportação para o mercado asiático, devido à sua crescente capacidade de consumo. “Quero ajudar Mato Grosso do Sul a chegar à Ásia com mais competitividade”, afirmou.

Segundo ele, a definição e efetivação dessa rota em direção à Àsia é fundamental o futuro das exportações de Mato Grosso do Sul, um estado pujante na produção agropecuária e mais recentemente industrial. “No ano que vem teremos mais de 15 milhões de toneladas de grãos. Há três anos eram 8 milhões de toneladas”, disse.

E diferentemente de outros estados da região Centro-Oeste, aponta Giroto, Mato Grosso do Sul tem “a vantagem de produzir, além de grãos e bois, minério de ferro, celulose, borracha e outros produtos. “Além de nossa grande vocação para o turismo”, enalteceu o secretário. “Nos outros estados do Centro-Oeste é só monocultura”, comparou Giroto.

As alternativas de rota para o mercado asiático, conforme o secretário, são a ligação ferroviária, via ramal, até o proto de Paranaguá e as possibilidades de corredor bioceânico até o Chile ou via Concepcion, no Paraguai, até a Bacia do Prata. “Isso vai encurtar distâncias, reduzir o custo do transporte e dar mais competitividades aos nossos produtos”, destacou.

Nos siga no Google Notícias