ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 33º

Política

Na Capital, ministra destaca urgência em reconstruir discurso sobre família

Cida Gonçalves participou de palestra nesta quinta-feira em Campo Grande no auditório da UEMS

Por Jhefferson Gamarra e Gabriela Couto | 04/04/2024 14:38
Ministra Cida Gonçalves durante palestra na UEMS (Foto: Gabriela Couto)
Ministra Cida Gonçalves durante palestra na UEMS (Foto: Gabriela Couto)

Durante encontro realizado nesta quinta-feira (4) na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), a ministra da Mulheres, Cida Gonçalves, destacou a necessidade urgente de repensar o significado de "família", apontando para a realidade de que muitas famílias são chefiadas por mulheres ou compostas por mães solo.

A ministra fez um apelo por uma reconstrução urgente do discurso sobre família e visa garantir a inclusão de todas as formas familiares na sociedade. “É preciso repensar o discurso do que é uma família, porque as pessoas acham que é só papai, mamãe e filhinho, mas 50% das famílias têm mulheres como chefes ou mães solo, mas não nos apropriamos disso. É preciso refazer o discurso e discutir a concepção da palavra mãe e maternidade e repensar estratégias de fala e discurso”, alertou.

A fala da ministra foi corroborada pela subsecretária de Políticas para as Mulheres do Estado, Manuela Nicodemos, que apresentou dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) que revelaram que as mulheres trabalham mais de 24 horas por semana em trabalhos domésticos, enquanto homens apenas 13 horas.

A subsecretária reforçou a importância de leitura de autoras mulheres feministas para elaborar projetos de politicas púbicas. “No Brasil, 50 mil mulheres são violentadas todos os dias e é preciso debater o empoderamento e a divisão de trabalho”, disse Nicodemos.

Destacando o pedido pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a elaboração de políticas públicas voltadas às mulheres, a ministra apresentou planos para avançar em direção à igualdade de gênero, incluindo metas para os próximos anos. Com um foco específico na mudança cultural dentro das empresas, Cida reforçou a importância de políticas como licença paternidade e maternidade para promover essa transformação.

“Em 2024, vamos discutir muito a igualdade e em 2025 vamos avançar na equidade de gênero para alterar o quadro da divisão social do trabalho de casa. A meta é que mulheres pobres se tornem cidadãs com direito para ajudar a enfrentar o ódio contra mulheres. É preciso não mudar só que está posto, mas contribuir e refazer nossa fala”, disse a ministra.

A assinatura de compromissos com a equidade de gênero por parte das concessionárias do país também marca um passo nessa direção. “Já começamos ontem com a assinatura com a maioria das concessionárias do país se comprometendo com a equidade de gênero e criando um plano de trabalho. Isso é um problema do Brasil, e não do governo Lula. Espero que a lei da igualdade salarial esteja implantada até o início da discussão da equidade de gênero no ano que vem, precisamos reorganizar a cultura empresarial do país e colocar na pauta das empresas as questões das mulheres”, disse.

Por fim, a ministra destacou a importância de garantir a representação de mulheres em espaços da política, começando nas eleições municipais deste ano, com o maior numero de representantes no Legislativo e Executivo. “Esperamos refletir as mudanças na eleição deste ano com a maioria de vereadoras e prefeitas eleitas. O ministério não quer mais cota e sim cadeiras”, finalizou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias