ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Na Famasul, governador anuncia mudança de comando da Iagro

Luciano Chiochetta deixa o cargo e o engenheiro agrônomo Daniel Ingold assume a chefia da agência

Anahi Zurutuza e Leonardo Rocha | 06/06/2019 10:38
Daniel Ingold na plateia durante evento na Famasul; na segunda-feira, ele assume a direção da Iagro (Foto: Marina Pacheco)
Daniel Ingold na plateia durante evento na Famasul; na segunda-feira, ele assume a direção da Iagro (Foto: Marina Pacheco)

A partir de segunda-feira (10), a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul) terá novo comando. O atual diretor-presidente Luciano Chiochetta deixa o cargo e Daniel Ingold assume a chefia da agência.

O anúncio foi feito pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) durante evento na Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). O chefe do Executivo disse que a mudança atende a pedido do setor, mas que Chiochetta não deixa o governo. Ele assumirá cargo na Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

“A principal missão da Iagro é conseguir o certificado de erradicação de febre aftosa sem vacinação e para isso a agência vai precisar da cumplicidade, da ajuda dos órgãos voltados ao setor rural”, justificou o governador.

Reinaldo agradeceu o trabalho feito por Luciano Chiochetta. “Teve papel extraordinário”.

O chefe do Executivo lembrou do caso atípico de vaca louca identificado no Mato Grosso e dos reflexos negativos já sentidos no setor. “Por isso a importância da Iagro na fiscalização”, ponderou sobre o papel fundamental da agência na vigilância sanitária.

O ainda diretor-presidente concordou com o governador sobre a necessidade de parceria entre a Iagro e a classe produtiva. “O sistema de defesa agropecuária não funciona sozinho, precisamos de parceria com outros órgãos”.

Na Famasul, Chiochetta assinou termo de cooperação com a Aprosoja-MS (Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul) para a troca de informações com cadastro de produtores, imagens de satélite e dados sobre a movimentação da produção. “Foi formalizada, mas a cooperação sempre existiu”, disse o diretor.

O presidente da federação Maurício Saito agradeceu ao governo por ter aceito a indicação. Daniel Ingold é engenheiro agrônomo, tem MBA em gestão empresarial, trabalha como consultor no agronegócio e ocupa cargo de direção no Sindicato Rural de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias