ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Nelsinho tem nota máxima em cinco ítens do Prêmio Prefeito Inovador

Edmir Conceição | 23/12/2011 18:58
Prefeito Nelsinho Trad - nota máxima em cinco dos 10 ítens avaliados. (Foto: Pedro Peralta)
Prefeito Nelsinho Trad - nota máxima em cinco dos 10 ítens avaliados. (Foto: Pedro Peralta)

O prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), recebeu ontem (22) o relatório final de desempenho de sua administração, no ciclo 2011, do Prêmio Prefeito Inovador, concurso em que foi vencedor no mês de novembro. O principal objetivo do prêmio é promover a modernização e desburocratização do serviço público municipal brasileiro. Em 2011, o prêmio recebeu inscrições de 74 prefeituras. A iniciativa é do Movimento Brasil Competitivo em parceria com a Microsoft Brasil, Intel do Brasil e Symnetics com o apoio da GE do Brasil e SAP Brasil.

O Prêmio Prefeito Inovador é dividido em quatro dimensões, dentro das quais estão os critérios que são avaliados pela comissão julgadora. Na Dimensão Serviços ao Cidadão estão educação, saúde, segurança e transporte e mobilidade urbana; na Dimensão Sócio, econômico e ambiental foram incluídos meio ambiente, desenvolvimento econômico local e relacionamento com cidadão e sociedade.

Na Dimensão Gestão administrativa os critérios avaliados foram gestão administrativa e transparência e gestão orçamentária. Na Dimensão Resultados, os organizadores os dividiram em qualitativos e quantitativos. Vele lembrar que a Prefeitura de Campo Grande sagrou-se campeão do Prêmio Prefeito Inovador na categoria acima de 500 mil habitantes.

Em vários aspectos, os resultados alcançados pela Prefeitura de Campo Grande demonstram, claramente, o acerto na definição de prioridades. É o caso, por exemplo, da educação, critério que recebeu nota máxima (10) da comissão julgadora. O mesmo pode ser dito em relação à saúde, avaliada com nota 9 pelo jurados do prêmio. Para o critério segurança, a administração municipal apresentou ações e projetos da Guarda Municipal e da Defesa Civil, avaliados com nota 8,5 pelos julgadores.

Mesmo sem ainda executar os principais projetos de mobilidade urbana, a prefeitura recebeu nota 7,5 no critério que avalia transporte e mobilidade urbana. Atualmente, esta é uma das áreas prioritárias entre os projetos desenvolvidos pela administração municipal. Por conta desta atuação, o Município receberá nos próximos anos recursos na ordem de R$ 180 milhões para mobilidade urbana, prevendo desde a construção de estações de pré-embarque até criação de corredores exclusivos para o transporte coletivo. Deste total, R$ 58 milhões Pró-transportes já foram liberados e estão em execução.

Na Dimensão Sócio, econômico e ambiental, a Prefeitura de Campo Grande recebeu nota 7,5 no critério meio ambiente. Já nos critérios Desenvolvimento econômico local, Relacionamento com cidadão e sociedade, Gestão administração e Transparência e gestão orçamentária, a administração municipal recebeu nota 10 em todos eles. O julgamento demonstra que o investimento feito em inovação tecnológica está dando possibilidade de os munícipes campo-grandenses terem acesso a uma série de informações e, também, participarem da gestão municipal com suas opiniões e críticas e receberem respostas. Isto tudo permitido por meio de inovações digitais.

(*) Com informações da assessoria

Nos siga no Google Notícias