A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

03/12/2013 10:22

Para salvar Bernal, Delcídio articula com 7 e pode obter apoio até de Siufi

Edivaldo Bitencourt e Kleber Clajus
Após liderar processo que pode cassar Bernal, Siufi pode mudar de lado (Foto: Kleber Clajus)Após liderar processo que pode cassar Bernal, Siufi pode mudar de lado (Foto: Kleber Clajus)

Preocupado com a crise política em Campo Grande, o senador Delcídio do Amaral (PT) reuniu-se com os vereadores para “salvar” o mandato do prefeito Alcides Bernal (PP). Nas negociações, que ocorreram ontem à noite no escritório do secretário municipal de Governo, Pedro Chaves, houve avanço e a base aliada pode ganhar o apoio de sete vereadores, incluindo-se um dos principais algozes do prefeito na Câmara, o presidente da CPI do Calote, Paulo Siufi (PMDB).

Apenas Delcídio se reuniu com os vereadores Waldecy Chocolate (PP), Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), Jamal Salem (PRB), Alceu Bueno (PSL), Edson Shimabukuro (PTB), Paulo Pedra (PDT) e Siufi.

A principal preocupação do senador petista, que é pré-candidato a governador em 2014, é não queimar Pedro Chaves, que é seu suplente no Senado. No encontro, segundo o vereador Shimabukuro, ele está preocupado com a gestão de Bernal. Se o prefeito, que recebeu o apoio de Delcídio no ano passado, não conseguir ir bem, o petista pode ter desgaste desnecessário na sucessão estadual, quando deverá enfrentar o ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB).

Apesar das ressalvas de que o senador reuniu-se com o grupo em busca de apoio para 2014, ele já obteve um avanço importante. A base de Bernal pode ganhar o apoio de seis vereadores, que até decidiram retomar o G-6, formado por Siufi, Pedra, Shimabukuro, Bueno, Jamal e Carlão. Contudo, todos os vereadores negaram integrar o referido grupo.

Depois de duras críticas e até defender a cassação do mandato de Bernal, Siufi admite que pode mudar de lado. “Continuo na oposição, mas to indo para a sustentabilidade de CampO Grande. Quero compor por Campo Grande”, afirmou o peemedebista, que até admitiu apoiar Delcídio para o Governo.

No entanto, Siufi disse que se a Comissão Processante, que está suspensa por determinação judicial, for retomada, ele votará pela cassação de Bernal. Ele disse que não pode ignorar as irregularidades detectadas pela comissão que presidiu, como fabricação de emergências, contratação de empresas sem fachadas e falta de alimentos nas creches.

Outro que admitiu a adesão foi Jamal. “Se o Bernal for bom para Campo Grande, to do lado dele”, admitiu o republicano.
Chocolate, que brigou e até votou pela abertura da investigação contra Bernal, também participou da reunião com Delcídio. No entanto, ele não vai integrar o grupo liderado por Siufi, que poderia transformá-lo em G-7. Ele ainda disse que o senador contou que o relacionamento com o prefeito tem “sido difícil”.

Na reunião com os vereadores, a avaliação era de que o secretário de Governo tem conseguido segurar Bernal. “Caso não dê certo, ele pode soltar (o prefeito)”, disse um vereador, já há o temor de que a impopularidade de Bernal pode comprometer a candidatura do PT ao Governo.

No Facebook, Delcídio comentou o encontro de Chaves com os vereadores. Ele destacou que foi muito importante e produtivo. O Campo Grande News tentou falar com o senador, mas ele não atendeu as ligações. A assessoria prometeu dar retorno ainda hoje.



Foi-se o tempo que se fazia política por ideologia, temas, propostas, ideais. Agora, o que se vê são conchavos, trocas de cargos e $$$$$$$$. Não existe plano de governo e sim plano de cargos para trocas. Mas afinal, se tem coisas erradas na administração porque eu vou apoiar agora?
 
Joel Carlos em 03/12/2013 15:15:41
E uma pouca vergonha mesmo esse políticos agora querem defender esse homem que só esta fazendo cagada vão visitar as creche, na creche que a minha filha frequenta tem um cartaz pedindo material de limpeza pois as crianças não tem nem papel higiênico.E ainda vem me falar que esta tudo lindo faça me o favor
 
Patrycia Novaes em 03/12/2013 14:58:43
Não duvido que alguns vereadores mudem de lado e apoiem o Bernal.
Politicagem e trairagem, são coisas bem parecidas.
Com estas trairagens os componentes da Comissão Processante vão morrer na praia, e o Bernal vai continuar seu péssimo trabalho de prefeito.
O Delcidio que se cuide, ele vai apoiar o Bernal mais uma vez, e se der errado ele estará ferrado. Quando ao Siuffi, ele precisa tomar muito cuidado porque este pode ser seu ultimo mandato de vereador.
 
VALDIR VILLA NOVA em 03/12/2013 14:30:45
O poder emana do povo para o povo, antigamente era assim; o tempo passou e resolveram que o povo deveria viver em função da categoria política,primeiro eles, se sobrar algo, vai para o povo, e em briga de elefante quem mais sofre é a grama.
 
Mustapha Ibrahym Silva em 03/12/2013 14:12:03
Esse siufi não era o mesmo que até dias atrás xingava e berrava contra o prefeito? meu deus, não tem vergonha na cara. De certo prometeram para ele voltar a atender sem trabalhar.
 
Lucas guedes em 03/12/2013 14:07:49
Ano que vem, todo o dinheiro que não foi gasto pelo prefeito, porque não pode remanejar as verbas, ficará desvinculado de sua origem, ou seja, poderá remanejá-lo como bem entender, para isso basta informar a camara. Isto posto, Bernal estará com muita grana pra fazer obras e o que entender em 2014, por isso esses chupins querem ser "amiguinhos" agora, chupa cupinchada!
 
joao de deus em 03/12/2013 14:01:27
Para não queimar o Chaves? Mas o povo pode se queimar, não é mesmo DELCIDIO! É uma afronta esse tal senador ser candidato ao governo do estado e não estar se incomodando se está certo ou errado tudo que o campograndense vem passando; o QUE realmente IMPORTA é ELE SER ELEITO. Acorda eleitor e tire o cabresto.
 
Marcia Maria em 03/12/2013 13:59:02
QUE VERGONHA A CPI DA SAUDE HEIN? COMPROVADO CORRUPÇÃO DAS BRABAS E NADA FOI FEITO! VERGONHA VERGONHA!
 
clodoaldo lemes de souza em 03/12/2013 13:43:07
Falou bonito Daniel Novaes
 
Ana Costa em 03/12/2013 13:40:04
Tudo farinha podre do mesmo saco!!!!Até tu, Siufi??????
 
alceu silva em 03/12/2013 13:35:07
Se o Siufi apoiar o Bernal ,aí sim estará provado que político nenhum presta mesmo! São todos farinha podre do mesmo saco !
 
alceu silva em 03/12/2013 13:27:00
O Problema não e segurar o Prefeito no cargo e sim fazer ele trabalhar....
Fazer dele um homem competente, ensinar a ele que mentir e feio.
Ensinar e ele que dar calote e muito feio e ruim....
Ontem precisei de um atendimento pediátrico no Posto da Coronel
Antonino e quase desisti. Chegamos um pouco depois das 15:00 e
fui conseguir o atendimento por voltas 20:00. A criança com dor de
cabeça e a ficha dela foi deixando pra traz...por pura confusão...
Entao Sr.Prefeito faca o minino que e o dever de casa....
Pra que seus eleitores não se arrenda de tê-lo colocado na Prefeitura.
 
Vera Lucia Dias em 03/12/2013 13:26:24
Alvaro Campos, concordo com o que vc disse. E digo mais. Tudo vai acabar da maneira mais "brasiliana" possível. Pi$$A
 
Neto Farias em 03/12/2013 13:20:53
Ser politico não deveria ser para qualquer um. Acho que todo politico deveria de ler "A República" . Platão define a justiça como a vontade de um cidadão de exercer sua profissão e atingir seu nível pré-determinado e não interferir em outros assuntos, para que a justiça tenha alguma validade, ela terá que ser uma virtude e, portando, contribuidora de modo constitutivo para a boa vida de quem é justo." e outra .."a justiça relativa é a justiça humana que espelha-se nos princípios da alma e tenta dela se aproximar. Platão situa a justiça humana como uma virtude indispensável à vida em comunidade, é ela que propicia a convivência harmônica e cooperativa entre os seres humanos em coletividade.
Simples, né??? Basta querem e deixar de roubar o seu próprio Pais....
 
~Maria Antonia em 03/12/2013 13:15:06
Preocupado com a gestão de Bernal? que nada, tá preocupado só com ele mesmo, afinal, foi ele quem o colocou na prefeitura e como quer o governo, está fazendo essa jogada política e que no fundo no fundo, o Delcídio está com medo de perder a prefeitura de Campo Grande, sim, porque foi ele quem apoiou o Bernal, foi ele que colocou o cunhado e suplente Pedro Chaves lá e falou que aconselhou a ele não aceitar e agora essas reuniões para pedir apoio na prefeitura e claro, já prometendo coisas antes de ser governador. Abram os olhos Sul Matogrossenses!!
 
Osvaldo Lopes em 03/12/2013 13:04:40
Política é a arte de negociação, e hoje o que esta em jogo é Campo Grande e não partido político, parabéns aos vereadores que trabalham por Campo Grande. Precisamos de união para melhorar a saúde, do jeito que vai não da mais para ficar, parabéns Siufi atendo sua posição que oposição se faz cobrando melhorias e apontando erros, não através de bandeiras e coligações partidárias.
 
Guilherme Augusto Lima e Martinez em 03/12/2013 12:51:37
Vamos analisar essas "articulações",quem é o real beneficiado?...
Mas os prejudicados somos nós...o POVO!
As eleições estão aí,políticos de falácias sabemos quem são,lá das suas mansões comandando a tal ´POLÍTICA,em seu significado o ato de bem governar...Mas na real isso não ocorre!
Ca dÊ a receita federal?
Como essas pessoas declaram seus impostos de renda? Mas estamos falando de um país chamado USBEQUISTÃO...Lá ocorrem esses absurdos,apenas lá existem esses v.. caras de pau...Ao contrário,nosso MATO GROSSO DO SUL só tem político honesto
 
Tiago Plac em 03/12/2013 12:50:32
Melhor nao, não vai conseguir Governo do ESTADO.
 
Cristiano Teixeira França em 03/12/2013 12:49:44
Este parlamentar é o que merecemos para nosso Governador?
Quem impediu a CPI de investigar o atual prefeito,é no mínimo contra nós do povo! Os vereadores e a cÂmara são para proteger os interesses públicos,e a justiça impediu esse andamento...
 
Tiago Plac em 03/12/2013 12:45:27
PUBLIQUEM POR FAVOR. Como troco nessa vergonha toda, o ELEITOR deve dizer NÃO nas urnas ao PT dos MENSALEIROS E DO DELCÍDIO. Se isso não acontecer, o ESTADO é quem vai padecer e não mais só Campo Grande. VAMOS ACORDAR, ELEITOR, PARA ESSAS MARACUTAIAS QUE VISAM O BEM DOS POLÍTICOS E NÃO DA CIDADE/ESTADO.
 
luiz carlos soares em 03/12/2013 12:37:11
Resumindo: Vai virar "pizza" a CPI e vão criar um "mensalão do Bernal", os vereadores que são contra e tem mais força, claro, vai ser mais caro, em momento algum o Sr Delcídio desejou saber se é melhor pra Campo Grande o tal prefeito permanecer no cargo ou ficar só no rádio... Parece que é uma questão de "honra" fazer o tal prefeito ficar no cargo que ele vive repetindo que foi eleito por...bla...bla...bla... Mas se hoje tivesse uma eleição ele ficaria em último lugar. Nada está funcionando em Campo Grande, o que funcionava parou ou piorou. Teve uma semana que um importante cruzamento ficou dois dias, repito, dois dias com o semáforo estragado... A saúde nada. Educação nota Zero.... E acha que é importante manter o "homem trabalhando"???????
 
Silvio Cesar em 03/12/2013 12:34:56
kikikiki... isto é um absurdo!!!! antes era contra o bernal agora vai se filiar para salvar prefeito???????? meus Deus que país é este? que Politicagem mais sem vergonha !!!!!!
 
ELY MONTEIRO em 03/12/2013 12:23:04
Gente o cumulo e a pessoa ir no posto fazer pre natal—ultrassom e chegar lá e não ter o gel que e usado e a médica pedir pra cada gestante comprar o seu porque o nosso Prefeito não está nem um pouco preocupado com isso. Aff.. Indignada# prefeito para de ficar mentido que a saúde ta bem,a saúde esta cada vez pior não tem medicação e outras coisa mas,não da mas pra suportar essa sua administração estou indignado
 
evelize santos em 03/12/2013 11:53:14
Em uma terra distante, em época distante, existiam políticos que criavam dificuldades para terem facilidades. "Contras", ficavam 'contra' tudo, até aumentarem o valor ($$) do apoio e, aí, passavam "a favor"….
Mas era em uma terra distante….
 
alvaro campos em 03/12/2013 11:24:56
Pelo que vimos nenhum deles está mesmo preocupado com Campo Grande, estão preocupados com as eleições do ano que vem. Só isso que político faz, se preocupar com as eleições e garantir o mínimo de votos necessários, independente do método usado. E até siufi se bandiando para o lado oposto? o que interesses não fazem né. Povo sem caráter, depois dizem que isso é fazer política.
 
rafael santos em 03/12/2013 11:19:36
Se for bom para Campo Grande é bom para todos. Chega de questões partidárias e de "ter lado". O lado é um só, o que leve ao crescimento de nossa cidade.
 
Daniel Novaes em 03/12/2013 10:57:42
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions