ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

Para tocar campanha, deputados vão repensar comissões e rearticular blocos

Três já confirmaram que vão disputar comando de prefeituras em 2020

Tainá Jara | 04/02/2020 17:02
Deputado estadual José Carlos Barbosa (DEM) vai concorrer a prefeitura de Dourados (Foto: Divulgação/ALMS)
Deputado estadual José Carlos Barbosa (DEM) vai concorrer a prefeitura de Dourados (Foto: Divulgação/ALMS)

Eles não precisam abandonar mandato para concorrer às eleições municipais de 2020, no entanto, o acumulo de funções é inevitável e impacta no desempenho parlamentar dos deputados estaduais de Mato Grosso do Sul. Três já confirmaram disputar o comando de municípios neste ano, o que deve mexer em comissões e levar a rearticulação dos três blocos criados para o desempenho de atividades.

As mudanças começaram a se desenhar com o anúncio feito na manhã desta terça-feira, na primeira sessão do ano da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), pelo deputado estadual, José Carlos Barbosa (DEM). Pré-candidato a prefeitura de Dourados, ele não vai mais ser líder do governo, cargo que ocupou por um ano.

Ele também já manifestou interesse de deixar a vice-presidente da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). O grupo com um dos maiores volumes de trabalho da assembleia.

“É uma comissão que exige muito da gente. Precisamos ver quais nomes estão dispostos a assumir. Num primeiro momento, eu não vou poder permanecer. Não são só as eleições, eu preciso cuidar do mandato. Foi muito pesado, porque estava na liderança também”, justificou o deputado.

Barbosa também participada da Comissão de Controle de Eficácia Legislativa e Legislação Participativa e da Comissão Permanente de Segurança Pública e Defesa Social.

Pré-candidato à prefeitura de Campo Grande, o deputado estadual Pedro Kemp (PT), não cogita deixar nenhuma das comissões das quais faz parte para tocar a campanha. “A gente deve conciliar os trabalhos na assembleia com o período de campanha, que é mais para o segundo semestre”, afirmou.

Ele preside a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, é vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Agrário, Assuntos Indígenas e Quilombolas e da Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos. Também faz parte das comissões especiais para Analisar Projetos de Emenda à Constituição e de Ética e Decoro Parlamentar.

Também confirmado na disputa pelo comando da Capital, deputado Renan Barbosa Contar (PSL) não atendeu as ligações da reportagem do Campo Grande News. Atualmente, ele preside a Comissão de Turismo, Indústria e Comércio e é vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira.

Ele faz parte ainda da Comissão Permanente de Segurança Pública e Defesa Social Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos.

Ainda avaliam concorrer as eleições neste anos os deputados Renato Câmara (MDB), Marçal Filho (PSDB) e Onevan de Matos (PSDB).

Blocos – Os blocos criados para distribuição das comissões também podem ser impactados pelas eleições. Em 2018, houve uma grande diversificação de partidos na assembleia e bancadas sumiram. Para distribuir as comissões, foi necessário a criação de novos grupos.

Desta forma, para o atual mandato foram criados três blocos : G-9, formado por deputados do MDB, DEM, PT, PDT e Patriotas; G-10, formado por PSD, Solidariedade, PP, PTB, Republicanos, PSL e PL; e a bancada do PSDB, com cinco deputados.

Nos siga no Google Notícias