ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

PDT vai resgatar origem trabalhista com nova política, diz Schimidt

João Leite Schimidt assumiu hoje o comando regional do PDT

Leonardo Rocha | 01/12/2017 13:30
João Leite Schimidt assumiu o comando regional do PDT (Foto: Leonardo Rocha)
João Leite Schimidt assumiu o comando regional do PDT (Foto: Leonardo Rocha)

O novo presidente estadual do PDT, João Leite Schimidt, experiente político de Mato Grosso do Sul, disse que a sua legenda vai resgatar a origem trabalhista, de defesa ao empregado, além de se adequar ao que chama de "nova política", diferente das ações do passado. Ele ainda convocou a militância para as eleições de 2018, para disputa do governo estadual.

Aos 81 anos, Schimidt assumiu novamente o partido, depois de um acordo com o deputado federal, Dagoberto Nogueira, que vai se dedicar mais a sua reeleição ano que vem. A intenção é evitar que os demais integrantes da chapa, se sentissem prejudicados, com Dagoberto a frente do partido.

Schimidt explica que a política antiga tinha os comícios, contratação de artistas, entrega de camisetas, chaveiros e bonés e que tudo isto foi proibido. "Antes se trazia o Chitãozinho e Chororó e lotava de gente, para depois você falar e ser ouvido, hoje em reuniões só vai os militantes, o foco é na TV, rádio e internet".

Ele disse que "está aprendendo" a se comunicar com os novos eleitores. "O Odilon (Oliveira) por exemplo, já fazia palestras sobre temas da sociedade de forma permanente, esta é a nova política, nós temos que aprender com o novo modelo e não ensinar (política) a velha. O eleitor não quer mais a política convencional".

Foco do partido - Schimidt disse que o PDT precisa focar e resgatar sua bandeira "trabalhista", de defesa ao empregado e não empregador. "Era um partido muito ligado ao (Leonel) Brizola, chamado até de 'brizolista', mas depois que ele morreu, ficou meio perdido e parado no tempo, hoje estudamos e repassamos a origem do partido, aos novos militantes".

Com o plano de ter um candidato ao governo, o juiz aposentado Odilon de Oliveira, o novo presidente fez questão de "convocar" a militância para o ano que vem. "Uma campanha para governo é uma guerra, por isso temos que preparar nossa infantaria, a alma do partido é o militante e não as principais lideranças. Será uma guerrilha urbana".

João Leite Schimidt  durante eleição da direção estadual do PDT (Foto: Leonardo Rocha)
João Leite Schimidt durante eleição da direção estadual do PDT (Foto: Leonardo Rocha)

Conflitos - Também comentou sobre antigas saídas do PDT, como no passado os deputados Onevan de Matos e Ary Rigo, assim como no último mandato, Beto Pereira e Felipe Orro, podendo ter ainda a expulsão de George Takimoto.

"Sempre envolveu a questão de projetos políticos, em 2010 o Dagoberto (Nogueira) queria ser candidato ao Senado e os deputados se alinharam com (André) Puccinelli, desta vez o Beto (Pereira) chegou no partido e já queria estar na direção. Já o (George) Takimoto envolve o voto a favor da reforma da previdência".

Alianças - Conhecido por "costurar" alianças decisivas nas eleições, Schimidt comentou que "não se ganha disputa sozinho" e que o importante é "saber dialogar" e buscar entendimento. "Deus precisou fazer aliança com Abraão e Moisés, por isso é fundamental. Ainda é cedo para fechar acordos, que devem sair antes da eleição, não existe veto a nenhum partido".

Também comentou que cada grupo e geração política teve sua "oportunidade", citando os ex-governadores Pedro Pedrossian, Wilson Barbosa Martins, José Fragelli, ex-senador Antônio Mendes Canale, até passar por Zeca do PT, André Puccinelli e Reinaldo Azambuja. "Cada um tinha uma forma de governar e contribuiu para o Estado".

História - Schimidt começou a vida política como deputado estadual em 1974, depois se elegeu deputado federal. Deixou o mandato para assumir a função de secretário estadual de Fazenda, na gestão de Marcelo Miranda. Ainda assumiu cargo de conselheiro do TCE (Tribunal de Contas Estadual), onde se aposentou. Retornando depois para presidir o PDT, ficando na parte dos bastidores.

Nos siga no Google Notícias