ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Pesquisa indica que gravidez é sem planejamento para 45% das mulheres

Marta Ferreira | 02/03/2012 15:20

Consulta da Fiocruz ouviu 22 mil mulheres, incluindo Campo Grande e Mato Grosso do Sul

O questionamento se as mulheres estão ou não preparadas para assumir a responsabilidade de ter e criar um filho deu origem à pesquisa realizada pelo projeto Nascer no Brasil, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o resultado é que 45% das 22 mil entrevistadas que dão à luz não planejam a gravidez. No total serão ouvidas 24 mil mulheres.

Com o objetivo de conhecer as complicações maternas e as dos recém-nascidos brasileiros, o projeto fez o levantamento de informações sobre interrupção de gravidez, assistência pré-natal, e local e acompanhamento do parto em 191 municípios e 266 diferentes estabelecimentos de saúde.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Maria do Carmo Leal, em Mato Grosso do Sul, Campo Grande e Dourados participaram da pesquisa.

Segundo informações da Fiocruz, dados aferidos até o momento mostram que 53% dos partos no Brasil são cesarianas, com prevalência nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.

"O Nascer no Brasil: inquérito sobre parto e nascimento" é realizado por um grupo de pesquisa composto por diversas instituições universitárias, pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Nos siga no Google Notícias