A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

12/12/2012 17:29

PMDB vai pedir cassação de mandato de Bernal à Justiça Eleitoral

Fabiano Arruda
Justiça Eleitoral reprovou prestação de contas de Alcides Bernal. (Foto: Divulgação)Justiça Eleitoral reprovou prestação de contas de Alcides Bernal. (Foto: Divulgação)

O diretório do PMDB em Campo Grande prepara ação, que será impetrada na 36ª Zona Eleitoral da Capital, para pedir a cassação do mandato do prefeito eleito Alcides Bernal (PP).

Ontem (11), a juíza Eliane de Freitas Lima Vicente reprovou a prestação de contas de campanha apresentada pelo progressista. Na decisão, a magistrada considera “manifesta a existência de irregularidades que comprometem as contas apresentadas”, acolhendo manifestação do MPE (Ministério Público Eleitoral).

“Existe uma série de impropriedades que dá uma presunção de maquiagem nos gastos de campanha, como na contratação de cabos eleitorais”, afirmou o advogado do PMDB, Valeriano Fontoura.

Segundo ele, desde 2009, a legislação eleitoral endureceu as penalidades para políticos com contas reprovadas e tornou os casos passíveis de cassação. “Basta haver fundamentação”, ressalvou.

Conforme Fontoura, desde então, o histórico de julgamento destes casos no País resultou em cassações de mandatos. O diretório do PMDB tem prazo de 15 dias após a diplomação, que ocorre no dia 18, para entrar com o recurso.

Defesa – Por meio de nota, Bernal negou irregularidades e garantiu que a prestação de contas de sua campanha foi entregue dentro do prazo e de acordo com a legislação.

Na nota, o progressista assegura que os números apresentados não foram questionados pela juíza “provando que não existe nenhuma fraude, má fé, ou abuso do poder econômico”.

No entanto, admite que ocorreu “o questionamento de uma formalidade que não interfere na lisura do processo eleitoral de 2012”.

“Espero que uma mera formalidade não acabe se transformando em um julgamento político”, destacou Bernal, na nota, acrescentando estar confiante que o problema será resolvido e que “a vontade dos mais de 270 mil eleitores campo-grandenses prevalecerá”.



Se Bernal perder o mandato, tem que fazer nova eleição, pq neste caso o Azambuja deveria passar para o 2o turno, cabendo ao povo decidir.
 
Eva Gomes em 13/12/2012 15:26:11
Bem feito, quem manda não ser honesto, pois a juiza esta correta, porque todas eleições tem sempre um dinheirinho a mais no bolso do eleitor, e se houve erro deve ser cassado sim pois isso aconteceu com o prefeito de Dourados Ary Artuzy, pois o mesmo fez promessas de mudar a cidade, no final estava lesando o povo, e o pior o Murilo que colou a cidade em ordens, meu pai sempre tem um ditado que diz o mau pagagador é sempre um bom cobrador, esse ditado parece com o Bernal quer cobrar antes de assumir, mas esquece que quando foi vereador não fez nada, pois eu estive no gabinete dele na assembléia e deixei um projeto da natação da minha filha para patrocinio e até hoje ele não ligou para dizer se ia ajudar ou não, pois os jogos ja acabou e nem sequer respondeu meu pedido, ficou no esquecimento
 
Lourival Aparecido do Carmo em 13/12/2012 13:48:36
Não dei meu voto para o BERNAL, mas ja que ele se elegeu deixa o cara trabalhar, e espero que ele possa fazer um bom trabalho para nossa capital assim como o Nelsinho fez!!!!!!
 
PAULO GIOVANI LOPES em 13/12/2012 12:56:37
O Bernal é o cara. Esta ai ele vai tirar de letra. Só lamento pelos peemedebistas de plantão porque a única coisa que ganharão com este ato será mais mais uma derrota, só que desta vez na justiça.
 
Marcos Batista em 13/12/2012 11:37:09
Estão tentando vitimizar o Bernal, porem outros candidatos que também foram eleitos de forma legitima tiveram suas candidaturas cassadas... Ele não é diferente dos outros... A situação é essa só que se foce ao contrario também estariam querendo a cabeça de quem quer que foce o outro candidato.
 
julio cesar emilio em 13/12/2012 11:32:23
Uma eleição política não limita-se somente ao voto. Há várias fases nesse processo, se não passar por todas de forma legal, deve sim perder o mandato.
 
Antonio Carlos em 13/12/2012 11:24:49
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, manda fazer uma auditoria nessas obras de drenagem aqui no vilas boas, abriram 3 vezes e fecharam , quebraram minha calçada e ainda não terminaram o serviço.
 
João da Silva em 13/12/2012 10:23:58
nao tem que cassar nada, CG é considerada uma das melhores capitais do Brasil p se viver, mas o campograndense nunca ta satisfeito com nada, agora deixa o bernal cumprir a promessa de leva CG pro nivel das capitais da europa...
 
francisco guimaraes em 13/12/2012 10:17:34
Isso é de quem não sabe perder.....
 
gislaine ribeiro em 13/12/2012 09:54:57
O prefeito Alcides Bernal tem o apoio do povo demonstrado nas recentes eleições. São créditos que precisam ser considerados, além disso há o respeito dos eleitores para com ele. Quantos erros tiiveram nossos prefeitos anteriores e foram perdoados. Não que nosso atual prefeito precise de perdão por alguma falha, mas parece-me que está existindo uma grande dor de cotovelo em muitos políticos perdedores que não se conformam com a derrota. Querem deixar nosso eleito trabalhar em paz?
 
Inêds Alencar em 13/12/2012 09:51:54
ei tem que se conformar com a derrota,mas num foi o povo que escolheu?
 
elizete ferreira da silva miranda em 13/12/2012 09:24:34
Prefeito foi eleito pelo povo, se 270 mil votou nesse cidadão porque está na hora de mudar, aos derrotados buscam melhorar a propaganda para 2014 ganhar algo, lembra a propaganda bem feita é alma do negocio e sucesso
 
Paulo Cesar em 13/12/2012 09:07:34
Eleição se ganha no voto, a vontade do povo todo mundo ja sabe.
 
JOSE DE OLIVEIRA em 13/12/2012 08:53:03
Como se os demais fossem certinhos.. kkkkkkkk
 
Tiago Amaral em 13/12/2012 08:40:34
Lamentável o que está acontecendo,o Bernal foi eleito pela vontade popular,que não aguentava mais o autotitarismo de certos políticos,parecia que estávamos na epoca do coronelismo.espero que a vontade popular prevaleça,chega de artimanhas,gostaria que o PMDB soubesse perder com dignidade.
 
rosane teresa alves em 13/12/2012 08:36:51
SÓ ACREDITO VENDO!!! TUDO FARINHA DO MESMO SACO. ESSA BRIGA SÓ VAI PERDE QUEM FICAR TORCENDO.
 
Douglas Machado em 13/12/2012 08:29:58
Se a justiça solta um criminoso condenado a 39anos pela Justiça Federal, uns errozinhos na prestação de contas vai impedir de 1 prefeito eleito pelo povo de tomar posse? Só os desmamados mesmo para vibrar com isso. Se isso acontecer tem que haver outra eleição, o que sobra para nosso bolso. Quem ganharia a outra??? O partido dos aloprados é que não vai ser.
 
luiz alves em 13/12/2012 08:10:40
Ele foi eleito pelo voto do povo, e não por decisão judicial...
 
Jurandy Santos em 13/12/2012 01:57:55
como todos ja sabemos passada eleiçao e que sabemos as verdades que de bom moço o bernal não tem nada e que a justiça provaleça e se for reprovado cadeia isso sim e lugar de quem engana o povo ou seja os 270.000 eleitor faleiiii
 
rui martins em 12/12/2012 23:50:02
Pode até cassar, mas o certo é ter outra eleição e não dar de graça pro PMDB. Esses caras não sabem perder...
 
Marcos Figueiredo em 12/12/2012 22:38:06
perderam nas urnas ,agora estao desesperados vao tentar de tudo para continuar mamando na teta de campo grande,deixem o Bernal governar essa e a vontade do povo campograndense.
 
jorge pereira de oliveira em 12/12/2012 21:51:48
O pior perdedor e aquele que não sabe perder com dignidade!!!!
 
GRACYELLA ORTIZ em 12/12/2012 21:45:12
Alguém poderia me dizer quando as Eleições em Campo Grande vão acabar?Pq foi isso durante toda a campanha e agora de novo?Tenha dó.
 
Ana Carolina em 12/12/2012 21:33:33
Cassa nada hadad tambem não passou quero ver senão será empossado...acabou tenta outra !
 
Gustavo santos em 12/12/2012 21:09:59
Bernal coitadinho ta igual o Lula e Maluf inoceeeeteeeee tamos FERRADOSSS

 
ivan j chagas em 12/12/2012 21:04:36
E o Bernal????
 
Elisângela C Francisco em 12/12/2012 20:52:23
oba!!!! até que enfim vamos ver justiça neste pais....
 
Ely Monteiro em 12/12/2012 20:14:09
vários políticos eleitos em várias regiôes já foram cassados por esse motivo, não se trata de "caça às bruxas", já que o candidato eleito, afirmava que fazia uma campanha séria e humilde, que a lei seja cumprida.
 
luis de almeida em 12/12/2012 18:50:07
Se existir justiça nesse pais,Bernal vai ser cassado,caso contrario ñ