ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Prefeitura quer parceria para arrumar canteiro que vai receber 'Manoel'

Depois de impasse, acordo estabeleceu novo local; prefeito quer, antes de instalar monumento, se certificar se o lugar está certo

Mayara Bueno | 04/10/2017 18:31
Estátua do poeta Manoel de Barros. (Foto: Arquivo).
Estátua do poeta Manoel de Barros. (Foto: Arquivo).

A prefeitura de Campo Grande vai procurar parceiros privados para arrumar o canteiro da avenida Afonso Pena, entre as ruas Rui Barbosa e Pedro Celestino, onde será colocada a estátua do poeta Manoel de Barros.

Antes disto, segundo o prefeito Marquinhos Trad (PSD), a intenção é se certificar de que o monumento poderá mesmo ser colocado onde ficou estabelecido. Isto porque, a Justiça barrou a colocação da estátua no canteiro da Afonso Pena, entre as ruas 13 de maio e Rui Barbosa, pois, aquela área e tombada e também trata-se de sítio militar.

"Vamos ver se é certo mesmo antes de fazer. Depois vamos atrás de parceiros privados para arrumar o canteiro". Ainda conforme o prefeito, o projeto será submetido à Sectur (Secretaria Municipal de Turismo e Cultura).

Impasse – O impasse do destino da estátua teve início quando o local inicialmente escolhido era na verdade uma área tombada pelo patrimônio histórico e cultural da cidade. Enquanto isso, o monumento está em exposição no Museu de Arte Contemporânea (Marco), em Campo Grande. Desde as 7h desta terça-feira (19), a visitação ao local está aberta.

Obra - Em 2016, o governo de Mato Grosso do Sul encomendou ao cartunista e escultor campo-grandense Victor Henrique Woitschach, uma estátua de bronze para homenagear o centenário de nascimento do poeta. A escultura, que demandou um investimento de R$ 232 mil, foi apresentada em abril deste ano.

O projeto faz parte das comemorações do centenário do poeta, festejado em 2016. O trabalho levou quase 4 meses para ficar pronto e foram necessários 400 quilos de bronze para produzir até uma réplica do sofá da casa de Manoel.

Nos siga no Google Notícias