ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Projeto cria novas regras para ofertas de produtos por telefone

Intenção é atualizar lei estadual de 2009, que trata sobre o tema em Mato Grosso do Sul

Leonardo Rocha | 12/02/2018 11:50
Deputados Amarildo Cruz (PT), autor do projeto, ao lado de Rinaldo Modesto (PSDB) e Paulo Siufi (MDB), durante sessão (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados Amarildo Cruz (PT), autor do projeto, ao lado de Rinaldo Modesto (PSDB) e Paulo Siufi (MDB), durante sessão (Foto: Assessoria/ALMS)

O deputado Amarildo Cruz (PT) apresentou projeto que cria novas regras para as ligações de telemarketing, em Mato Grosso do Sul. A intenção é que a oferta de produtos por telefone cumpra novas exigências, em relação a fiscalização e multas.

O autor quer atualizar uma lei estadual de 2009, que trata sobre o tema. Entre elas a que as ligações para pessoas que não são cadastradas na empresa, devem ocorrer de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sendo vedada aos sábados, domingos e feriados.

O número da empresa precisa ser identificado pelo consumidor, não podendo ser "privativo". As denúncias de "ligações inapropriadas" devem seguir para o Procon-MS ( Serviço de Proteção ao Consumidor de Mato Grosso do Sul) para a devida apuração, dando espaço para ampla defesa, se decidindo no final do processo sobre a aplicação ou não de multa.

Seguem isentas destas regras as organizações de assistência social sem fins lucrativos, institutos de pesquisa, organizações políticas e governamentais. As multas poderão chegar até a 400 Uferms (R$ 10.044,00).

"Em função do aumento das reclamações é necessário que a lei passe por uma atualização porque o recebimento de ligações indesejadas é totalmente invasivo e constitui desrespeito ao consumidor", explicou o deputado.

O parlamentar justifica que tais "ligações" precisam passar por regulamentação, para não trazer prejuízos aos consumidores. O projeto segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado em plenário pelos deputados.

Nos siga no Google Notícias