A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

28/01/2013 20:45

Promessas de investimentos animam prefeitos em Brasília

Nyelder Rodrigues

O clima entre os prefeitos no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, que contou com a participação da presidente Dilma Roussef (PT) nesta segunda-feira (28), é de otimismo.

Conforme o prefeito de Anastácio e recém eleito presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Douglas Figueiredo, que está presente no evento em Brasília, o otimismo dos prefeitos veio após as falas de Dilma no evento.

Ela afirmou que fará investimentos de R$ 66,8 em diferentes áreas. Destes novos recursos, R$ 35,5 bilhões são para obras de saneamento, pavimentação e mobilidade urbana selecionadas no final de 2012. Os municípios selecionados serão divulgados a partir de fevereiro.

Douglas contou que a presidente falou muito sobre educação e saúde, prometendo diversos investimentos no ensino de base, como em creches. Investimentos estruturais, como no transporte dos alunos, também foram conversados.

Já no caso da saúde, Dilma falou sobre a ampliação de investimentos para criação de postos de saúde em todo o país, além de compras de equipamentos e demais recursos técnicos. “Foi um discurso humanista. Ela se mostrou preocupada com educação, saúde e desenvolvimento social, que nos deixou alegre”, afirmou Douglas Figueiredo.

Socorro financeiro – Com recursos escassos após a diminuição dos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), os prefeitos também conversaram sobre a destinação de verbas para não deixar as cidades com as finanças no vermelho.

Figueiredo explicou que Dilma prometeu destinar o socorro financeiro para os municípios, sem tratar de valores e datas. Além disso, ela falou um pouco sobre a questão dos royalties do petróleo, mostrando-se a favor de o valor repassado aos municípios ser investido em educação

Outro ponto comentado por Dilma foi que, se houver investimentos nos municípios, haverá maior volume de dinheiro movimentado e consequente maior arrecadação de impostos. Quanto a destinação de verba para projetos, Dilma declarou que os projetos devem ser bem elaborados, e que sem este planejamento e trabalho, não há como reivindicar.

Segundo Douglas Figueiredo, a presidente afirmou que pretende que cada município tenha uma moto-niveladora e retro-escavadeira, e maior capacidade para fazer financiamentos, além de seguir com o padrão de investimentos em habitação, mobilidade urbana, pavimentação e drenagem.

Eliminação da pobreza – A presidente Dilma Roussef também quer os municípios como parceiros na eliminação da pobreza no país, através do sistema de “Busca Ativa”, que será melhor discutido nesta terça-feira (28) entre os prefeitos e o Conselho Nacional de Assistência Social.

O Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas acontece na capital Brasília (DF) até a próxima quarta-feira (30).

(Atualizada para acréscimo de informações às 21h57)

Temer diz que adiamento da reforma da Previdência foi 'ótimo' para ganhar votos
O presidente Michel Temer procurou mostrar otimismo ao falar sobre a reforma da Previdência ao dar posse ao deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) c...
Diretor da PF entrega ao STF relatório de investigação sobre ministros
O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, entregou hoje (15) à ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), um re...
TRE realiza plantão para cadastramento biométrico neste sábado na Capital
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) realiza neste sábado mais um plantão para atender eleitores de Campo Grande que ainda nã...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions