ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Punição de vereador por ter ofendido a mãe do prefeito fica só na advertência

Roberto Durães disse na tribuna que conhecia mãe de Bernal "muito bem"

Mayara Bueno | 09/05/2016 10:12
Roberto Durães, vereador pelo PSC. (Foto: Marcos Ermínio)
Roberto Durães, vereador pelo PSC. (Foto: Marcos Ermínio)
Nota do partido sobre a fala do verador. (Foto: Reprodução Internet).
Nota do partido sobre a fala do verador. (Foto: Reprodução Internet).

Uma advertência pública. Foi esta a punição contra o vereador Roberto Durães (PSC), que disse conhecer “muito bem no silêncio dos edredons” a mãe do prefeito Alcides Bernal (PP), em discurso na Câmara Municipal na semana passada. A fala gerou repercussão negativa, inclusive com promessa de acionamento da Justiça, por parte de Bernal, e pedido de cassação do mandato dele na casa de leis.

Por parte do PSC municipal, a punição foi uma nota pública em que reprova a atitude do parlamentar, único representante do partido no Legislativo Municipal, afirmando que a legenda “defende os valores da família”.

O presidente do partido, em Campo Grande, Jaber Cândido, reiterou o documento oficial. No sábado (7), foi feita uma reunião extraordinária com lideranças, diretórios municipal e regional, além de representantes do Conselho de Ética. Lá, decidiram convocar o vereador, que novamente pediu desculpas e disse que a declaração foi feita no “calor do momento”, já que o prefeito havia chamado os parlamentares de “corja”.

“A maioria do partido não concorda com a atitude dele. A família é nosso principal pilar, o ser humano, e não admitimos nenhum filiado falar outra coisa que não pregamos”, disse. Às lideranças, Durães chorou, pediu desculpas e disse que não foi este tipo de postura que sua mãe e partido ensinaram, ainda segundo o presidente municipal.

Apesar da fala considerada grosseira e machista, a punição provavelmente ficará só na advertência mesmo. Primeiro, a Câmara Municipal já se pronunciou dizendo que o vereador pediu desculpas e a fala foi retirada da ata da sessão, embora tenha advertido oralmente Durães.

O próprio parlamentar publicou nota pedindo desculpas, após o ter feito na tribuna na sessão de quinta-feira (5). O presidente municipal disse que uma possível expulsão do partido acontece só em casos extremos, além disso, acrescenta, Roberto Durães se retratou publicamente.

Ofensa - As palavras de Durães foram duras e proferidas junto de um sorriso irônico: “vou dar um recado para o prefeito. Eu conheço muito a senhora mãe dele, viu? Eu conheço demais aquela senhora mãe dele. Como eu conheço! Isso aqui é uma corja? Fala pra mãe dele quem eu sou que a mãe dele vai dizer sou eu, ainda mais no silêncio dos edredons”, afirmou.

O discurso do vereador seria em resposta a uma afirmação de Bernal. “Hoje o prefeito disse que essa casa aqui é uma corja.”, disse Durães, antes de iniciar as ofensas ao prefeito e sua mãe.

Roberto Durães assumiu a cadeira de vereador após a cassação de Thaisa Helena (PT), de quem era suplente, com 1.890 votos. Recentemente o ex-petista migrou para o Partido Social Cristão. Em seu primeiro mandato, o parlamentar é conhecido pelos calorosos discursos em que, normalmente aos berros, defende a moralidade. Também não é a primeira vez que o vereador ataca o prefeito da Capital.

Nos siga no Google Notícias