ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Política

Quatro anos depois, Justiça anula CPI do Cimi na Assembleia Legislativa

Casa de Leis apurou a responsabilidade da entidade na incitação e financiamento de invasões de propriedades rurais

Gabriel Neris | 27/05/2019 16:46
Índios em propriedade de Caarapó; PF prepara duas reintegrações e tenta evitar confronto (Foto: Helio de Freitas/Arquivo)
Índios em propriedade de Caarapó; PF prepara duas reintegrações e tenta evitar confronto (Foto: Helio de Freitas/Arquivo)

A Justiça declarou nula a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) desencadeada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A Casa de Leis apurou a responsabilidade da entidade na incitação e financiamento de invasões de propriedades rurais.

O relatório final da CPI apontava que “o Cimi inicia atuação no sentido de criar o clima de instabilidade” desde os anos de 1990 e que a partir do segundo semestre de 2008 que “se pode notar um acréscimo significativo nos problemas de invasão de propriedades”.

Na decisão de 17 de maio, o juiz federal Pedro Pereira dos Santos, da 4ª Vara Federal de Campo Grande, cita que “diante da competência privativa da União para legislar sobre populações indígenas, considero que a Assembleia Legislativa não detém competência para desencadear a CPI”.

O juiz ainda aponta que os financiamentos que motivaram a CPI “fazem parte de um contexto do qual só o Cimi participa. Nele devem ser inseridos os beneficiários dessas ações, ou seja, os indígenas, os quais, depois da obtenção da posse dos imóveis têm recebido o apoio de órgãos para que ali permaneçam”.

A CPI foi criada em 22 de setembro de 2015. Em fevereiro do ano seguinte o mesmo juiz aceitou pedido de liminar para suspender a CPI. Na mesma época, a então deputada estadual Mara Caseiro, que presidiu a CPI do Cimi, entregou uma cópia do relatório final das investigações para o ex-ministro da Defesa, Raul Jungmann.

O advogado do Cimi, Anderson Santos, afirmou que a CPI foi motivada por “questão política” e que as investigações “tentavam vincular as lideranças indígenas ao Cimi”.

O deputado estadual Pedro Kemp (PT), contrário à instalação da CPI na época, também disse que a “motivação político-ideológica por parte dos que propuseram a CPI, de criminalizar o Cimi. Não era competência da Assembleia abrir a CPI sem objetivo claro, precisa ter um fato determinado”. O parlamentar classificou que a investigação teve início através de “situação genérica, suposição”.

O Campo Grande News procurou a ex-deputada Mara Caseiro e hoje diretora-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, mas as ligações não foram atendidas.

Nos siga no Google Notícias