ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

Ranking de políticos da Veja tem deputado de MS em 7º e senador em 23º

Kleber Clajus | 22/12/2013 15:58

Os parlamentares Luís Henrique Mandetta (DEM) e Delcídio do Amaral (PT) são os melhores classificados no “ranking do progresso”, publicado pela Revista Veja, na edição desta semana, que avalia a contribuição de deputados federais e senadores para um país mais moderno e competitivo. Mandetta ocupa a 7º posição entre os deputados federais e Delcídio a 23º, dentre os senadores.

A revista e a Editora Abril adotaram critérios próprios na elaboração do ranking, publicado desde 2011, com a colaboração do Necon (Núcleo de Estudos Sobre o Congresso) e do Iesp-UERJ (Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Também foram atribuídas notas ao trabalho parlamentar, tendo se destacado em primeiro lugar no ranking o senador Armando Monteiro (PTB-PE) e o deputado federal Onofre Santo Agostini (PSD-SC). No caso de Mandetta, sua nota foi 8,2, e Delcídio foi avaliado com 4,7.

Avaliação - Nove pontos foram avaliados entre as 243 proposições de maior relevância apresentadas no Congresso Nacional neste ano através de projetos de lei, medidas provisórias e propostas de emenda a Constituição, além da relação dos parlamentares com a Lei da Ficha Limpa.

Os temas fazem referência à carga tributária menor, infraestrutura, combate à corrupção, melhor gestão do gasto público, sistema educacional universal e eficiente, marco regulatório claro, simplificação de regras e poda da selva burocrática, governabilidade (relação entre os poderes) e relações trabalhistas.

Pressão Popular - A revista também ressalta a influência das manifestações populares nos meses de maio a julho, que resultaram no aumento de 43% das votações nominais na Câmara e 46% no Senado, dentre as realizadas até outubro. Ou seja, os parlamentares atenderam ao clamor das ruas e garantiram maior agilidade na aprovação de propostas, em especial, no caso do transporte coletivo urbano.

Confira abaixo a posição e notas atribuídas pela Veja aos parlamentares sul-mato-grossenses:

Senado
23º - Delcídio do Amaral (PT) - 4,7
24º - Ruben Figueiró (PSDB) - 4,6
24º - Waldemir Moka (PMDB) - 4,6

Câmara dos Deputados
7º Lugar - Luis Henrique Mandeta (DEM) - 8,2
25º Lugar - Reinaldo Azambuja (PSDB) - 6,4
34º Lugar - Geraldo Resende (PMDB) - 5,5
43º Lugar - Marçal Filho (PMDB) - 4,6
54º Lugar - Biffi (PT) - 3,5
57º Lugar - Fábio Trad (PMDB) - 3,2
73º Lugar - Vander Loubet (PT) - 1,5

Nos siga no Google Notícias