ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Política

Reinaldo discute Rota Bioceânica em Brasília nesta segunda-feira

Conforme o governo, será assinado um documento, que é o primeiro passo para interligação das ferrovias do Brasil, Bolívia, Argentina e Chile

Mayara Bueno | 30/10/2017 07:34
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB).
(Foto: André Bittar/Arquivo).
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB). (Foto: André Bittar/Arquivo).

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), está em Brasília, nesta segunda-feira, dia 30, onde participa de reunião no Ministério dos Transportes para tratar da viabilização do Corredor Ferroviário Bioceânico.

Conforme o portal do governo, será assinado um Memorando de Entendimento entre Reinaldo e o ministro Maurício Quintella. O documento é o primeiro passo para a interligação das ferrovias do Brasil, Bolívia, Argentina e Chile. A assessoria não informou o horário do encontro.

O Memorando, ainda segundo o governo, será assinado com o amparo do Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre, firmado em 1990 por governos dos países envolvidos no projeto da Rotabioceânica.

O documento prevê a formação de um grupo de trabalho formado por autoridades brasileiras e bolivianas, que vai conduzir os entendimentos e todos os eventos que devem ser promovidos para se chegar a um projeto multinacional, com definições sobre trechos ferroviários que devem passar por intervenções, conexões, sistemas de embarques e instalações alfandegárias.

Projeto - O Corredor Ferroviário Bioceânico vai integrar toda a região Centro Oeste da América do Sul, formada pelos estados brasileiros do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia; as províncias argentinas de Catamarca, Chaco, Corrientes, Formosa, Misiones, Salta, Santiago del Estero e Tucumán; a Primeira e Segunda Região do Chile; os departamentos peruanos de Arequipa e Tacna e todo o território da Bolívia e do Paraguai.

A rota bioceânica por ferrovia vai até Santa Cruz de La Sierra e se integra ao modal rodoviário, com saídas tanto para os portos de Antofagasta, Mejillones e Iquique, no Chile, quanto aos portos de Ilo e Matarani, no Peru. O segundo eixo, rodoviário, segue via Paraguai e se integra ao sistema viário do norte argentino. As informações são do Portal do Governo de MS.

Nos siga no Google Notícias