ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Reinaldo elogia trabalho e elenca desafios de novo secretário

Mayara Bueno e Leonardo Rocha | 01/04/2016 10:49
À esquerda, o novo secretário da Sejusp, José Carlos Barbosa, com o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB) e o ex-secretário Silvio Maluf. (Foto: Fernando Antunes)
À esquerda, o novo secretário da Sejusp, José Carlos Barbosa, com o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB) e o ex-secretário Silvio Maluf. (Foto: Fernando Antunes)
Novo secretário da Sejusp, José Carlos Barbosa. (Foto: Fernando Antunes)
Novo secretário da Sejusp, José Carlos Barbosa. (Foto: Fernando Antunes)

O governo do Estado empossou o novo secretário da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), José Carlos Barbosa, o Barbosinha, deputado estadual pelo PSB licenciado de Mato Grosso do Sul. Durante o evento, o governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), e o agora ex-secretário da pasta, Silvio Maluf, elogiaram o novo titular da pasta, ressaltaram índices de segurança que diminuíram até então e os que ainda precisam ser melhorados.

Emocionado, Silvio Maluf, que é procurador de Justiça e precisou deixar o cargo no governo por conta de uma decisão judicial, listou índices que melhoraram durante o 1 ano e 3 meses que comandou a pasta. Segundo ele, houve redução de 16,7% de crimes letais, homicídios dolosos diminuíram em 19,3% e os culposos 4,1%. Por outro lado, foi registrado aumento de 5,8% na incidência de roubos e 0,6% de furtos.

Diminuir estes números são os desafios do novo secretário, de acordo com o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB). “Os índices são ótimos, mas precisamos melhorar os que estão negativos”, disse, elogiando o trabalho desenvolvido por Maluf na pasta estadual.

Reinaldo destacou a abertura de mais investimentos na estrutura e aumento de efetivo da segurança, melhorias que vão continuar, diz. “A segurança está dentre as prioridades desde o plano de governo”. Ao novo secretário, o governador ainda pediu a ele continuidade do trabalho e “harmonia” na estrutura da pasta.

Como secretário, o deputado licenciado afirmou a busca por mais recursos, se comprometeu a aumentar o número de equipamentos e veículos, além de valorizar a carreira dos policiais. Barbosinha reiterou ter aceitado o convite por ter ouvido do próprio governador que a segurança é uma das prioridades de seu governo. Disse também que manterá o diálogo com as categorias, ouvindo delas os pedidos e as dificuldades.

O secretário também falou sobre buscar com o governo federal recursos para combater o crime organizado, especialmente nas regiões de fronteira do Estado. “O combate ao crime vai ser firme, sem omissão, mas sem violar os direitos humanos”.

A posse de Barbosinha ocorreu na governadoria, nesta manhã, enquanto sua nomeação foi publicada mais cedo no Diário Oficial do Estado. Em seu lugar na Assembleia, entrará seu suplente, coronel Carlos Alberto Davi dos Santos, que toma posse do mandato na terça-feira (5).

Nos siga no Google Notícias