A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

04/09/2013 08:36

Sem ajuda de Bernal, Câmara estuda meio para manter reajuste de 61%

Jéssica Benitez

A Câmara Municipal de Campo Grande estuda a possibilidade de recorrer judicialmente da decisão que suspende o reajuste salarial dos vereadores, sem ajuda do prefeito da Capital, Alcides Bernal (PP). A Casa de Leis não tem personalidade jurídica, mas a Procuradoria avalia se há maneira de os parlamentares reverterem a situação.

Isso porque o progressista já anunciou que cumprirá o que determina a Justiça e lembrou que desde o final do ano passado, quando o reajuste foi aprovado, ele foi contra o aumento alegando ser “uma armadilha da gestão passada” para prejudicá-lo.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Mario Cesar (PMDB), a decisão de procurar uma saída sem auxílio do Executivo foi consensual entre os parlamentares. “Se a procuradoria chegar à conclusão de que realmente não podemos recorrer como Câmara, faremos outra reunião para decidir o que será feito”, explicou o peemedebista.

Mario esclareceu que não existe irregularidade em relação ao reajuste. “Votamos depois da eleição porque precisávamos saber como seria o orçamento de 2013 para efetivar o aumento”, disse. Em decisão liminar, o juiz Amaury Kuklinski suspendeu o reajuste dos salários dos vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários de Campo Grande.

O magistrado alegou que houve desrespeito a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) que prevê que esta alteração deveria ter sido feita seis meses antes do final do mandato. Kuklinski ainda apontou em sua decisão que a ação “afigura-se de imoralidade” já que esta iniciativa dos vereadores foi feita em causa própria, pois a decisão foi tomada quando 45% dos parlamentares já haviam sido reeleitos.

Ele ainda questionou que a lei deveria ser especifica e não ser aprovada como um decreto legislativo. O mérito ainda não foi julgado, mas com este liminar o salário do prefeito deixa de ser R$ 20,4 mil para voltar as cifras de R$ 15,8 mil. Os vereadores reduzem os vencimentos de R$ 15 mil para R$ 9,2 mil.



Com o retorno do salario do prefeito, vice-prefeito e dos vereadores ao salário antigo de 2012, dentro de quatro anos daria para fazer a sede própria da câmara e pagar dívidas na atual localidade onde está funcionado a câmara. Mas duvido que isso vai acontecer. Políticos teriam de entender se é o eleitor que o coloca no mandato eletivo o certo é o eleitor determinar quanto cada político deveria ganhar. Isso é justo porque o patrão é o eleitor.Como pode o empregado determinar o próprio salário e dar aumento para ele próprio e em patamares absurdo? Somente na política acontece esses absurdos.Por isso que se candidatam centenas de pessoas para não fazerem nada e ganharem horrores. Isso precisa acabar: diminuição no quadro (quantitativo ) e o eleitor patrão determine o salário dos políticos.
 
João Alves de Souza em 05/09/2013 02:13:31
eles não tem nem faculdade,para ganhar tudo isso,sendo que os que tem não passa de R$ 10,mil por mês, eles teriam que receber conforme a escolaridade.
 
pablo cesar em 04/09/2013 22:56:55
Somos PALHAÇOS desses políticos! riem e se divertem com nosso dinheiro, "nossa cara".
A Câmara de Vereadores de Campo Grande está uma farra. Esses vereadores não estão mostrando serviço e ainda usam o prefeito para dar desculpas da incompetência deles. Pois se qualquer um de nós podemos fazer a diferença no nosso bairro, quer dirá eles que pagamos e muito bem, para isso. Dizia minha mãe: "Desculpas de aleijado é muleta".
 
Silvia Camargo em 04/09/2013 19:52:44
Os vereadores tinham que ter vergonha desse aumento e tomar a mesma posição do prefeito, acatar a decisão da justiça e devolver, esse dinheiro é do povo. E nós como povo estamos de olho nesse malabarismos, autoritarismos feitos por eles. Exigimos respeito, aumento exorbitante. Nos lembraremos muito bem no ano de reeleger algum deles. Queremos projeto para nossa cidade e não despesas.
 
Carla Souza em 04/09/2013 14:07:29
Eu tenho a saída para os vereadores, façam greve, assim, de uma vez por todas termos a certeza de que não precisamos de nenhum de vocês.
 
Joao Lucas E Estevam em 04/09/2013 13:43:00
Com a palavra os eleitores.Não se esqueçam de alguns nomes que se destacaram negativamente; Paulo SIUF,Carlão,Chiquinho e os cassados que voltaram, entre outros.
 
carlos augusto em 04/09/2013 12:54:23
Se esse reajuste for aprovado vai ter manifestação e com certeza quebra quebra na câmara.
Acorda Campo Grande, além de não fazer nada esses vereadores querem ganhar mais e ainda vão continuar roubando dos cofres públicos!!!
 
Luiz Fernando da Silva Augusto em 04/09/2013 12:41:25
Cade o valor da opinião pública, todos aqui reclamam mas será que vcs amanhã vão seguir em protesto para câmara de vereadores vulgo "casa dos horrores", ou vão ficar aqui com medinho de tomar bala de borracha...... Se o povo acha que são outros que devem lutar por eles, desculpe, vcs estão enganados..... O PROTESTO DEPENDE DE VC. vem gritar conosco.
 
Affonso Assmann em 04/09/2013 12:39:49
Sr. Mario Cesar, esta na Berlinda e ainda quer aumento, deveria ficar quietinho , esqueceu que esta no legislativo através de uma liminar. psiiiiiuuuu!!!!
 
maristania vieira em 04/09/2013 12:10:16
Salário de vereador deveria ser de 1 salário mínimo. Não faz nada e ainda tem verba indenizatória de 8 MILLLLLL.. E o Bernal? Ganhou mais uma..
 
darcio oliveira em 04/09/2013 11:28:18
Um absurdo, pra eles tudo e para a população nada, que vergonha senhores vereadores. Isso porque se dizem a serviço do povo!!!!
 
Renata Antunes em 04/09/2013 11:14:17
O RECURSO EXTRAORDINARIO N 62.594 DO STF É CLARO AO AFIRMAR QUE ESTA VOTACAO DEVE SER FEITA ANTES DAS ELEICOES. VARIOS TRIBUNAIS DE CONTAS ESTADUAIS JÁ TEM ISSO MUITO CLARO. E DEVE TER SIDO FEITO DESSA MANEIRA DE LONGA DATA E DEVERIA SER COBRADO RETROATIVAMENTE. ISSO GERARÁ ECONOMIA DE CERCA 40 MILHOES NOS PROXIMOS 4 ANOS SO COM OS SALARIOS DE VEREADORES.
 
Livio Leite em 04/09/2013 11:02:11
e na noticia do fechamento de um bar na afonso pena tem muitos mais comentários que aqui.
deveria reduzir o salario deles. vão lá pra tomar um super cafe da manha e tentar derrubar o prefeito. vivem de fazer picuinha uns com os outros. aqui lá não é uma Câmara, é uma casa de fofoquinha, aonde uma pessoa só não tem poder nenhum, só funciona por grupos, não é porque estão de terno que não devem ser chamados de gangues.
 
João da Silva em 04/09/2013 11:01:11
Será que eles não ficam envergonhados? Nem um pouquinho? porque enquanto eles procuram manter um aumento abusivo de mais de 60% , os trabalhadores são"comtemplados" com um aumento no sálario mínimo de um pouco mais de 6%.Uma vergonha!!!!!
 
Terezinha Ajala Carvalho em 04/09/2013 10:57:20
senhores vereadores, esse aumento é imoral, voces são brasileiros? moram no brasil? então voces estão bem fora da nossa realidade.
enquanto a classe trabalhadora consegue aumento de no maximo 10% voces querem 61%, fazer farra com o dinheiro dos impostos deveria dar cadeia e sem fiança.
 
JOSE M COSTA em 04/09/2013 10:24:22
É inadmissível tal situação, onde os interessados idealizam e aprovam um aumento do próprio salário. Só na política que isso ocorre, não vejo nenhum funcionário chegar para o patrão e comunicar um aumento salarial por conta própria, isso não existe. É zombar demais da capacidade de entendimento de nós cidadãos e uma falta de respeito tremenda para com quem os elegeu.
 
André Lucas em 04/09/2013 10:23:10
Por que será que não tem um aumento de 61% para os professores, para faxineiros, para os guardas municipais, será que estas categorias não merecem. ESSES aumentos de 60% para esses privilegiados, enquanto para outros é uma mixaria é um absurdo, aumento tem que ser na mesma porcentagem pra todos. DESSE JEITO ESSE PAIS NUNCA VAI MINIMIZAR ESTA MALDITA CONCENTRAÇÃO DE RENDA.
 
Elias Fernandes em 04/09/2013 10:20:08
Se um trabalhador que faz oito horas ou mais de trabalho pesado ao dia,sobrevive com um salario minimo,porque esses vereadores querem ganhar R$.20.400,Quantos R$. 000,000,000,mensais vai para a camara? Bem faz o Bernal.
 
Teresa Moura em 04/09/2013 10:12:11
E trabalhar que é bom nada né?só sabem trolar o prefeito ,e entregar condecorações durante a semana ....vamos trabalhar b
 
Janaina Vieira em 04/09/2013 10:02:38
“Votamos depois da eleição porque precisávamos saber como seria o orçamento de 2013 para efetivar o aumento”... O orçamento está péssimo porque a saúde e a educação estão um caos!!! Palhaçada... MANIFESTAÇÃO JÁÁ!!
 
Ana Paula em 04/09/2013 09:52:03
Perfeito, deve-se manter mesmo o salario deles nesse formato, pois na hora de ajudar uma categoria a receber o aumento não fazem nada. O salário deles é que deve ser alto, o dos professore, guardas, policiais e assim por diante tudo é baixíssimo, até o salário mínimo um absurdo. Então eles devem sentir na pele o que ser assalariado e só quererem assumir realmente quem for trabalhar pela população e não ficar de briguinha politica entre eles. é um absurdo ver tanto vereador cassa e com liminar para retornar, uma vergonha para nossa capital. QUE SE MANTENHA O SALARIO DOS VEREADORES, SE PUDER ABAIXEM MAIS AINDA.
 
Renata SIlva em 04/09/2013 09:50:54
Para a função que tem e o trabalho que desenvolvem, ainda é absurdo o salário; acho que 2 salários mínimos seria bem pagos.
 
luiz alves em 04/09/2013 09:50:09
Estão mais preocupados com o bolso deles do que com a população.
 
Carlos Alberto em 04/09/2013 09:39:32
Tem que acabar com a mordomia dos vereadores, eles tem que ganhar um salario mínimo, quero ver se eles vão trabalhar?
 
Luis Noronha em 04/09/2013 09:20:29
EU TENHO VERGONHA DESSES POLÍTICOS! MAS AFINAL AQUI E BRASIL!
 
otavio moreira em 04/09/2013 09:03:45
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions