ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Sérgio Moro deixa Ministério da Justiça com graves acusações

Ele não concordou com a exoneração do diretor-geral da Polícia Federal, feita pelo presidente Jair Bolsonaro

Leonardo Rocha | 24/04/2020 10:25
Moro durante transmissão ao vivo na manhã desta sexta-feira.
Moro durante transmissão ao vivo na manhã desta sexta-feira.

Sérgio Moro acaba de anunciar que deixa o cargo de ministro da Justiça, na gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ele resolveu sair após a exoneração de Maurício Valeixo, até então diretor-geral da Polícia Federal.

Ao anunciar a demissão, Moro disse que não aceitava a demissão de Valeixo "sem motivo" e lembrou que o compromisso para assumir o cargo de ministro foi ter "carta branca". "Não é questão de nome, tem outros bons nomes. O grande problema é a violação de uma promessa que me foi feita. Em segundo lugar, não haveria causa e ficaria clara uma interferência na Polícia Federal, o que abala a credibilidade...Falei com presidente que seria interferência política, e ele disse que seria mesmo", relatou.

Moro também reclamou de tentativa de "interferência" do governo federal em ações do STF (Supremo Tribunal Federal) e pedido de acesso do presidente da república a relatórios de inteligência.

"O presidente queria uma pessoa que ele pudesse ligar, que ele pudesse colher informações de inteligência. O presidente também informou que tinha preocupação com inquéritos em curso no Supremo Tribunal Federal e que a troca seria oportuna nesse sentido. Também não é uma razão que justifique, pelo contrário até gera preocupação"

Valeixo é considerado o braco-direito de Moro nas atividades em Brasília. Trabalhou em parceria na própria Operação Lava-Jato, que projetou o nome de Sérgio Moro nacionalmente.

A exoneração do comando da PF foi publicada no Diário Oficial, como "a pedido", algo contestado pelo ministro.  "Eu não assinei esse decreto e em nenhum momento ele apresentou o pedido de exoneração", disse Moro.

Moro deixa o cargo após 1 ano e 4 meses, diante de divergências que , segundo ele, começaram já no ano passado. “A partir do segundo semestre, passou a ter uma insistência do presidente de troca na direção da Polícia Federal. Em um primeiro momento do superintendente do Rio de Janeiro”, lembrou.

Desde ontem (23) a imprensa nacional já tinha divulgado que o ele iria deixar o cargo e que alguns componentes do governo federal, estariam tentando demovê-lo da decisão.

Quando foi chamado para ser ministro da Justiça, a informação é que Moro teria autonomia para conduzir a pasta e fazer as escolhas da equipe de trabalho. Depois de ficar conhecido em todo País, pelo trabalho desenvolvido na Justiça Federal em Curitiba, ele era considerado o ministro mais popular do governo.

Para assumir o Ministério em janeiro de 2018,  deixou a carreira de juiz federal, para entrar no primeiro escalão do governo federal. Entre suas ações durante este período estava a "Lei Anticrimes", que teve muitas entraves dentro do Congresso Nacional.

Durante o discurso de saída, Moro apresentou vários números, inclusive, a redução de 19% dos assassinatos “Mais de 10 mil brasileiros deixaram de ser assassinados”, comentou.

Sobre o futuro do ministério, Moro desejou que seja escolhido "alguém que concorde em trocar delegados e superintendentes sem motivo plausível".  Finalizou dizendo que vai "descansar um pouco".


Nos siga no Google Notícias