ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 30º

Política

Situação do Rio “é consequência” do que ocorre nas fronteiras, diz Reinaldo

Governador voltou a defender ações urgentes no setor durante seminário sobre combate ao crime organizado e lavagem de dinheiro, na Capital

Humberto Marques | 19/04/2018 21:08
Reinaldo destacou que cobra da União ressarcimento com presos do tráfico. (Foto: Paulo Francis)
Reinaldo destacou que cobra da União ressarcimento com presos do tráfico. (Foto: Paulo Francis)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) voltou a defender nesta quinta-feira (19) a adoção de medidas de combate ao crime organizado na região de fronteira de Mato Grosso do Sul. Em discurso na abertura do Seminário sobre Crimes de Fronteira e o Combate à Lavagem de Dinheiro, aberto no Fórum Federal de Campo Grande no início desta noite, o chefe do Executivo estadual também reiterou cobranças para que a União arque com o custeio de presos oriundos de crimes transnacionais e que a situação de “degradação da segurança pública” no Rio de Janeiro é consequência direta da falta de controle nas fronteiras nacionais.

Em sua fala, Reinaldo destacou que Mato Grosso do Sul tem mais de 1,1 mil quilômetros de fronteira com Bolívia e Paraguai, que servem como corredores do tráfico de drogas e armas egressos desses países, sendo que 700 quilômetros não oferecem obstáculos naturais para a travessia, como rios –a “fronteira seca”.

Ele cobrou que sejam adotadas articulações específicas para a região fronteiriça, seguindo o que começou a ser discutido com o então ministro da Defesa, e hoje titular da Segurança Pública, Raul Jungmann, durante encontro em Rio Branco (AC) em 27 de outubro de 2017 que resultou em pedido para a criação do Sistema Nacional de Segurança Púbica –que culminou no Ministério específico para o setor.

Prioridades – Reinaldo destacou que o Sisfron (Sistema Nacional de Vigilância de Fronteiras), mantido pelo Exército para monitorar a região de fronteira e que ainda não opera em sua totalidade, é “um projeto extremamente relevante, mas que é contingenciado todos os anos”. Segundo ele, é necessário preservar recursos para o setor, sob pena de não se resolver os principais impasses na segurança pública brasileira.

Entre os problemas, ele citou a intervenção no setor no governo do Rio de Janeiro. “A degradação da segurança pública no país é a intervenção no Rio. Mas ela é consequência: a causa está aqui nas fronteiras”, disparou, referindo-se ao fato de que as ações do crime organizada ligadas ao tráfico de drogas e armas no Estado do Sudeste brasileiro têm início nas fronteiras internacionais sul-mato-grossenses.

O governador citou a cobrança junto ao governo federal para que banque os gastos com os presos de crimes como tráfico de drogas e de armas. Segundo ele, dos 15.722 detentos do sistema prisional de Mato Grosso do Sul, metade são oriundos desses ilícitos –cuja responsabilidade é federal. Ele lembrou que o governo move no STJ (Superior Tribunal de Justiça) ação que visa a cobrar da União o ressarcimento por essas custas –a qual é acompanhada também pela OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional de Mato Grosso do Sul).

Reinaldo voltou a cobrar, também, ações integradas entre os Estados para enfrentamento da violência e de facções criminosas, que incluam de políticas em comum ao compartilhamento de dados. “O crime hoje avança e não temos conseguido fazer um enfrentamento à altura”, pontuou. “Sem integração, dificilmente teremos avanços”.

O seminário realizado na sede da Justiça Federal da Capital trouxe para sua abertura a presidente do STJ, ministra Laurita Vaz, o corregedor nacional de Justiça Federal, ministro Raul Araújo, a presidente do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), desembargadora federal Therezinha Cazerta, e o ministro aposentado do STJ e ex-corregedor nacional de Justiça, Gilson Dipp, que realizou a palestra de abertura. O evento se estende por esta sexta-feira (20).

Nos siga no Google Notícias