ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Política

TSE autoriza uso de militares durante as eleições em MS

Tribunal Superior Eleitoral autorizou envio de militares do Exército, Marinha e Aeronáutica para 11 estados

Liana Feitosa | 18/09/2022 16:32
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Militares são enviados a regiões que precisam de apoio de segurança nas eleições. (Foto: Divulgação / TSE)
Militares são enviados a regiões que precisam de apoio de segurança nas eleições. (Foto: Divulgação / TSE)

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, autorizou o envio de militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica para 561 locais de 11 estados brasileiros, inclusive Mato Grosso do Sul, para dar suporte e ampliar as ações de segurança durante o primeiro turno das eleições 2022.

De acordo com o TSE, estados solicitaram apoio logístico, inclusive em terras indígenas, às Forças Federais. Esse tipo de pedido está previsto na legislação desde 1965 e, segundo o artigo 23 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), esse é um poder que deve ser concedido pelo TSE.

Desta forma, o órgão "pode requisitar o apoio para garantir o livre exercício do voto, a normalidade da votação e da apuração dos resultados. Para tanto, os TREs devem encaminhar o pedido indicando as localidades e os motivos que justifiquem a necessidade de reforço na segurança, com a anuência da Secretaria de Segurança dos respectivos estados".

Os pedidos aprovados são encaminhados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas.

Nos siga no Google Notícias