ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Política

Vereadores também aprovam projeto que torna academia atividade essencial

Na prática, o projeto não tem qualquer valor porque já é lei estadual

Tainá Jara | 06/05/2021 12:36
Projeto foi votado em sessão presencial nesta quinta-feira, na Câmara de Vereadores (Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores)
Projeto foi votado em sessão presencial nesta quinta-feira, na Câmara de Vereadores (Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores)

Projeto de lei aprovado em regime de urgência, nesta quinta-feira, na Câmara de Vereadores, torna academias de musculação e outros estabelecimentos que oferecem atividades físicas serviços essenciais, em Campo Grande.

Na prática, o projeto não tem qualquer valor, porque a Assembleia já havia aprovado projeto igual, sancionado pelo governador e válido para todo o Estado.

O segmento foi alvo das restrições de distanciamento social durante a pandemia do coronavírus, gerando manifestações por parte dos empresários do ramo.

Com voto favorável das comissões, o projeto, de autoria de todos os vereadores, que reconhece a prática de atividades físicas e do exercício físico como essenciais, seguirá para sanção do prefeito Marquinhos Trad.

Os vereadores seguiram decisão dos deputados estaduais. Nesta terça-feira (4), o governo do Estado classificou a prática de atividade física como essencial, durante a pandemia. A constitucionalidade de medidas como esta foi alvo de questionamentos em estados como o Acre, onde o Ministério Público alertou que a matéria é exclusiva do poder Executivo.

Parecer jurídico da Procuradoria Municipal da Câmara de Vereadores da Capital opinou pela não tramitação do projeto de lei aprovado hoje, justamente reconhecendo que a iniciativa para legislar sobre o tema está inserida na competência privativa do Chefe do Poder Executivo. Mesmo assim, o texto foi aprovado pela maioria.

Imunidade - O projeto reconhece atividades físicas e do exercício físico como essenciais à saúde da população campo-grandense, mesmo em tempos de crise ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais. O argumentou é o contribuição das práticas para saúde.

Eventuais limitações ou proibições impostas pelo Poder Público ao direito deverão fundar-se em normas sanitárias ou de segurança pública aplicáveis. As mesmas regras e procedimentos previstos valem para as práticas de atividades física e exercício físico em locais públicos, devendo o profissional da área seguir todas as recomendações sanitárias determinadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde e demais orientações publicadas pelos órgãos Municipais e Estaduais.

A lei ainda estabelece que as academias de musculação, ginástica, natação, hidroginástica e de artes marciais, e, todo tipo de esportes, como atividades essenciais à saúde em período de calamidade pública, sendo vedada a determinação de fechamento total de referidos locais.

Campo Grande responde por quase 40% dos casos de covid-19 registrados em Mato Grosso do Sul. São 95.962 confirmações de contaminação e 2.530 óbitos, além de classificação vermelha, considerada alto risco, no sistema Prosseguir, no Governo do Estado criado para medir o nível de contaminação nos municípios.

Nos siga no Google Notícias