ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Política

Vice de Ciro fala em “polícia de fronteira” e concluir acordo da Buriti

Katia Abreu chegou a Campo Grande pela manhã e além da coletiva, caminha com a militância pelo Centro

Anahi Zurutuza e Leonardo Rocha | 03/10/2018 10:50
Katia Abreu durante coletiva de imprensa na sede do PDT em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Katia Abreu durante coletiva de imprensa na sede do PDT em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Em agenda em Campo Grande a 4 dias do 1º turno das eleições, Katia Abreu (PDT), vice na chapa do presidenciável Ciro Gomes (PDT), falou de dois pontos sensíveis para Mato Grosso do Sul: a questão indígena e da segurança na fronteira.

A candidata destacou que um dos projetos do governo pedetista é criar a “polícia de fronteira”, com equipe, equipamentos e armamentos especiais para os que atuarem nas cidades brasileiras que fazem divisa com o Paraguai e a Bolívia, por exemplo.

“A ideia do Ciro é criar uma polícia de fronteira, especializada para atuar nesta região, para o combate ao tráfico de armas e drogas. Além da presença física, tem de haver monitoramento tecnológico”, afirmou aos jornalistas em coletiva de imprensa na sede do partido.

Para Katia Abreu, os crimes cometidos a mando de facções têm de ser tratados como federais. “Temos de colocar a PF (Polícia Federal) neste combate e em caso de condenação, líderes de organizações têm de ir direto para os presídios federais. Não vai ter moleza para chefe de crime organizado”, prometeu.

Demarcações de terras – Mato Grosso do Sul é um dos Estados brasileiros com o maior número de áreas de conflito entre indígenas e fazendeiros. A vice de Ciro acredita que retomar e fechar a negociação com produtores na área da Terra Indígena Buriti será o pontapé para resolver a questão.

“Os proprietários aceitaram a negociar, mas não houve acordo. Então, vamos começar pelo acordo entre os índios e fazendeiros de Sidrolândia”, afirmou.

Conhecida por ser defensora de agricultores e pecuaristas, Katia Abreu fez questão de dizer que não é contra as demarcações de terras e nem a reforma agrária. “É preciso dialogar e evitar conflitos, criando condições de negociação. Mas, sou a favor do estado de direito e contra invasões”.

A candidata aproveitou o gancho para falar em fortalecimento da agricultura familiar e da produção de grãos, cana-de-açúcar e carne. “O Estado tem muito potencial e temos de investir no turismo também”.

Katia Abreu chegou a Campo Grande pela manhã e deve caminhar com a militância pelo centro da Capital.

Nos siga no Google Notícias