ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Reportagens Especiais

Empreendedora transforma momento difícil em força para oferecer serviços

Depois de deparar-se com o câncer e desistir da realização profissional, Fabiana encontrou oportunidade para voltar a oferecer serviço de excelência, gerar empregos e atender a antigas clientes

Da Redação | 23/09/2015 09:30
A empreendedora Fabiana Benites (Foto: Divulgação)
A empreendedora Fabiana Benites (Foto: Divulgação)
Espaço mais que especial para suas clientes (Foto: Divulgação)
Espaço mais que especial para suas clientes (Foto: Divulgação)

É compreensível que, para muitas pessoas, a descoberta do câncer pareça o fim da linha e esgote qualquer disposição para colocar em prática novos projetos de vida. Afinal, as incertezas que essa nova realidade traz podem ser devastadoras. Para Fabiana Benites, 37 anos, no entanto, o que ocorreu foi exatamente o contrário, ou seja, a doença trouxe a oportunidade para um recomeço que a levaria à máxima realização profissional.

A descoberta ocorreu há quatro anos, quando ela oferecia todos os tipos de serviços em seu salão de beleza no bairro Tiradentes, em Campo Grande, atendendo inclusive a noivas e debutantes. Naquela época, Fabiana, que atuava na área havia quatro anos, já se preocupava em oferecer um serviço com a maior qualidade possível. “Não é porque trabalho no bairro que vou deixar de buscar a excelência”, dizia. Exemplo disso é que não faltavam bolo caseiro e suco natural no salão, ambos preparados na hora.

Quando a doença foi diagnosticada, no entanto, ela entendeu que precisava de tempo para se cuidar e se dedicar à família. Para ter tempo de atender a grande clientela que conseguira formar, acabara se afastando da família e dos amigos. “Quando a gente enfrenta uma situação dessas, começa a ver a vida de outra forma e a dar valor às pequenas coisas. O sucesso profissional e o dinheiro não faziam mais o mesmo sentido, e aquele salão já não era mais a minha vida como antes”, recorda-se.

Devido ao tratamento que precisava fazer fora de Campo Grande e, também, para ficar mais tempo com a família, Fabiana fechou o estabelecimento. Mas, o desejo de reserva-se em casa não durou muito e ela entendeu que, uma vez empreendedora, sempre empreendedora. Foi então que, há pouco mais de dois anos, uma amiga ofereceu-lhe um novo espaço para que pudesse abrir um negócio diferente, que estava se tornando tendência no Brasil e que tomaria muito menos o seu tempo.

Fabi e sua equipe (Foto: Divulgação)
Fabi e sua equipe (Foto: Divulgação)

Surgiu assim a Esmalteria Fabiana Benites, instalada no mezanino de uma loja de roupas na rua Euclides da Cunha, um espaço elegante e aconchegante de pouco mais de 20 metros quadrados. Mantendo algumas das profissionais e, principalmente, o mesmo nível de recepção do antigo salão, ela conseguiu atrair a mesma clientela do bairro onde atendia, desfazendo a impressão inicial de que seu serviço seria inacessível às antigas clientes por estar localizado em uma rua nobre da capital.

 “Algumas pessoas ainda associam a localização na rua Euclides da Cunha a serviços caros. Mas mantive os mesmos valores do bairro para que as mesmas clientes pudessem frequentar o local”, reforça Fabiana. “A única diferença é que, naquela época, elas terminavam os afazeres de casa, tomavam banho e já iam ao salão. Agora, costumam se arrumar mais e aproveitam para passear também”, conta, exemplificando o quanto um pequeno negócio pode servir de ponte entre as várias regiões da cidade e dinamizar a economia local.

Mimos e carinho que fazem a diferença (Foto: Divulgação)
Mimos e carinho que fazem a diferença (Foto: Divulgação)

Compre do Pequeno

Ao abrir seu novo estabelecimento, Fabiana gerou três empregos diretos. Pequenos negócios como esse geram 52% de todos os empregos formais do Brasil, graças à determinação de empreendedores de superar quaisquer dificuldades. Para estimular a comunidade a consumir produtos e serviços de micro e pequenos empreendimentos, o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) lançou o Movimento Compre do Pequeno Negócio.

Participe da iniciativa e ajude a difundir a importância dessa escolha para a economia de seu bairro ou região. Se você é um pequeno comerciante, acesse www.compredopequeno.com.br e cadastre-se gratuitamente para receber o material completo da campanha e divulgar sua marca. A data oficial do movimento é 5 de outubro, Dia da Micro e Pequena Empresa.

Nos siga no Google Notícias