ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Economia

MS faz segunda exportação de búfalos, de olho no aumento da produção

Paula Vitorino | 15/06/2012 11:20
Rebanho de búfalos é estimado em 20 mil cabeças em MS. (Foto: Divulgação)
Rebanho de búfalos é estimado em 20 mil cabeças em MS. (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de crescer no seguimento, Mato Grosso do Sul exportou 285 búfalos para a Angola nesta semana. Essa é a segunda exportação para o mercado internacional que o Estado realiza. A primeira venda foi para Filipinas, há cerca de 2 anos.

De acordo com o presidente da Associação de Criadores de Búfalos de MS, Antônio Rozario Migliorini, outros estados já realizaram negócios com o mercado exterior, mas MS ainda tem uma produção pequena da espécie.

A estimativa é de apenas 20 mil cabeças de búfalos no Estado. Para exportação, cada animal é vendido entre R$ 1 mil e R$ 1.400 mil.

Antônio explica que o interesse do mercado da Angola é na reprodução da espécie e, por isso, apenas as fêmeas são vendidas para cruzamento com os machos do outro país.

O produtor ressalta que em outros países a carne do búfalo é valorizada por conta dos benefícios para a saúde e, por isso, a comercialização da espécie é maior. “Em países da Europa é comum o consumidor procurar carne de búfalo para comprar no mercado, mas aqui ainda não existe essa cultura”, diz.

Segundo dados da Associação, no Brasil a região norte é responsável por 50% da produção de búfalos e, em estados como o Rio Grande do Sul, o costume de comer a carne ainda começa a ser criado.

Ele frisa que o incentivo ao consumo dos derivados da espécie é fundamental para o aumento da produção. Para isso, o produtor destaca os benefícios da mussarela de búfalo e da carne, que contem 40% menos colesterol e 11% a mais de proteína.

Criação - Mas o esclarecimento de alguns mitos sobre a criação da espécie também é fundamental, destaca Antônio.

Apesar do valor de mercado no país chegar a 10% abaixo da arroba do gado, o produtor afirma que os lucros ao final da produção chegam a 20%.

“O que você investe na criação do mesmo número de novilhos, no mesmo espaço, é muito maior. Então o produtor tem que fazer as contas com o resultado final”, diz.

Ele investe na espécie há 10 anos, desde que viajou para o Pará, maior produtor de búfalos do país, e conheceu o mercado.

Outro mito, segundo Antônio, é o fato do animal ser “pulador de cerca” e precisar de área com água para reprodução. “Falta conhecimento. Se o animal é educado desde pequeno, ele pode morrer de fome, mas não pula a cerca. Já vi casos”, garante.

O produtor esclarece que a produtividade da espécie é maior se estiver em uma área com água e sombra, mas que também é possível a criação sem essas condições. “Ele gosta de se refrescar na água por conta do casco duro, mas isso pode ser substituído por sombra. Outras espécies, como cavalos, também gostam”, diz.

Nos siga no Google Notícias