ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Com 95% do milho colhido, safra pode atingir 6 milhões de toneladas em MS

Nicholas Vasconcelos | 06/09/2012 15:55
A previsão é de que toda área de milho de MS seja colhida até segunda-feira, segundo Famasul. (Foto: Arquivo)
A previsão é de que toda área de milho de MS seja colhida até segunda-feira, segundo Famasul. (Foto: Arquivo)

Mato Grosso do Sul já colheu 95% da área plantada de milho e a previsão é de que até segunda-feira, 100% dos 1.170 mil hectares tenham sido concluídos. Segundo a Famasul (Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul), a colheita já foi concluída em São Gabriel do Oeste e Chapadão do Sul, enquanto em Sidrolândia ela está em 80% do que foi plantado.

“A previsão divulgada pela Conab é de 5,6 milhões de toneladas, mas acreditamos que vamos atingir os 5,8 milhões”, comentou o assessor de agricultura da Famasul, Lucas Galvan. A safra é a maior da história em Mato Grosso do Sul.

De acordo com Galvan, os bons números da safrinha do milho são resultado do aumento da área plantada e da boa distribuição de chuvas. “Choveu bem na época de desenvolvimento da cultura e depois parou no término, quando ela precisa de pouca água”, explicou.

A produção da segunda safra de milho em Mato Grosso do Sul foi apontada no boletim de grãos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) divulgado nesta quinta-feira (6). O Estado aparece com crescimento de 24,2% na comparação com a safra passada, ao lado de Goiás, que teve 28,8% e Mato Grosso, com índice de 44,1%.

Com uma safra maior havia o temor de que os preços do grão caíssem, mas a previsão não se confirmou principalmente por conta da seca no Meio Oeste dos Estados Unidos. Hoje a saca é encontrada no preço médio de R$ 25.

Soja-Com a colheita do milho praticamente concluída, os produtores já começam a o plantio da safra 2012/2013 de soja e que este ano deve atingir os 2 milhões de hectares em Mato Grosso do Sul, com produtividade esperada entre os 6 milhões e os 6,5 milhões de toneladas.

O plantio da cultura é autorizado a partir do próximo dia 15, no entanto o ideal é que ele comece a partir do dia 25, mas tudo depende das condições climáticas. “Temos de ter pelo menos de duas a três chuvas boas nos próximos dias, para restabelecer a umidade do solo”, finalizou Lucas.

Nos siga no Google Notícias