ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Ferramenta mede sustentabilidade em fazendas do Pantanal

Redação | 13/10/2010 08:50

Após oito anos de estudo, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Pantanal, desenvolveu um programa de computador que mede o desempenho das fazendas em três frentes: ambiental, econômica e social.

O software, que será lançado em novembro no Simpan (Simpósio sobre Recursos Naturais e Socioeconômicos do Pantanal), une essas informações e chega a uma nota, que determina se a fazenda é ou não sustentável.

"O Pantanal tem características muito particulares, que fazem com que os conceitos aplicados em outros ecossistemas não sirvam como parâmetro", observou Walfrido Tomás, responsável pelos indicadores ambientais.

A inclusão dos fazendeiros no processo de conservação é essencial, conforme os técnicos da Embrapa, já que a maior parte das terras pantaneiras não pertence ao Estado, diferentemente de outros ecossistemas, como a Amazônia.

A ideia do projeto é funcionar, em breve, como subsídio para avaliações mais profundas, como as feitas por certificadoras ambientais, que conferem selos à produção sustentável.

Após o lançamento, o programa será distribuído a alguns produtores e também estará disponível na internet gratuitamente.

"O software auxilia a tomada de decisões e mostra de forma detalhada praticamente todos os aspectos da fazenda. Fica mais fácil saber o que está dando certo e o que está indo mal", disse o coordenador da parte econômica, Urbano de Abreu.

Os pesquisadores tentaram simplificar ao máximo o preenchimento dos dados, mas, em alguns casos, o produtor pode precisar do auxílio de um especialista, como um técnico agrícola.

A Embrapa promete investir em cursos de capacitação para os produtores e seus funcionários. O objetivo, de acordo com o órgão, é que a avaliação seja cada vez mais simples para o fazendeiro. Quase intuitiva.

Indicadores

Nos siga no Google Notícias