A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

13/10/2010 08:50

Ferramenta mede sustentabilidade em fazendas do Pantanal

Redação

Após oito anos de estudo, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Pantanal, desenvolveu um programa de computador que mede o desempenho das fazendas em três frentes: ambiental, econômica e social.

O software, que será lançado em novembro no Simpan (Simpósio sobre Recursos Naturais e Socioeconômicos do Pantanal), une essas informações e chega a uma nota, que determina se a fazenda é ou não sustentável.

"O Pantanal tem características muito particulares, que fazem com que os conceitos aplicados em outros ecossistemas não sirvam como parâmetro", observou Walfrido Tomás, responsável pelos indicadores ambientais.

A inclusão dos fazendeiros no processo de conservação é essencial, conforme os técnicos da Embrapa, já que a maior parte das terras pantaneiras não pertence ao Estado, diferentemente de outros ecossistemas, como a Amazônia.

A ideia do projeto é funcionar, em breve, como subsídio para avaliações mais profundas, como as feitas por certificadoras ambientais, que conferem selos à produção sustentável.

Após o lançamento, o programa será distribuído a alguns produtores e também estará disponível na internet gratuitamente.

"O software auxilia a tomada de decisões e mostra de forma detalhada praticamente todos os aspectos da fazenda. Fica mais fácil saber o que está dando certo e o que está indo mal", disse o coordenador da parte econômica, Urbano de Abreu.

Os pesquisadores tentaram simplificar ao máximo o preenchimento dos dados, mas, em alguns casos, o produtor pode precisar do auxílio de um especialista, como um técnico agrícola.

A Embrapa promete investir em cursos de capacitação para os produtores e seus funcionários. O objetivo, de acordo com o órgão, é que a avaliação seja cada vez mais simples para o fazendeiro. Quase intuitiva.

Indicadores

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions